Conheça os principais direitos relacionados à Saúde e à Assistência Social no contexto da prematuridade e também os caminhos para buscar a Justiça, caso seus direitos não sejam respeitados.
Um dos pilares de atuação da ONG Prematuridade.com é a garantia dos direitos dos bebês prematuros e os de suas famílias. Fazemos isso através de um trabalho consistente na área do advocacy (políticas públicas), com o apoio do time super especial da Coordenação Voluntária de Políticas Públicas.
Estamos em constante monitoramento das iniciativas públicas relacionadas ao universo da prematuridade. Também é nosso papel propor o aprimoramento de leis existentes, bem como a implementação de novos textos legislativos que visem à prevenção do parto prematuro e ao melhor e mais humano atendimento de Saúde aos prematuros e seus familiares. Além disso, contamos com o apoio de um Comitê Jurídico Voluntário; um grupo de voluntários que são profissionais da área do Direito que se dispõe a discutir casos e orientar as famílias quando necessário.
Você sabia, por exemplo, que os pais têm direito de estarem ao lado de seus filhos na UTI Neonatal em tempo integral? Pai e mãe não são visitas! O Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outras normativas, garante esse direito.
Além disso, desde março de 2021, todas as mulheres trabalhadoras que contribuem para a previdência, cujos filhos precisam ficar internados por mais de 14 dias após o nascimento, têm garantida a ampliação da licença-maternidade de acordo com o tempo de internação da criança. Uma grande conquista para toda a sociedade, da qual a ONG Prematuridade.com se orgulha de ter participado ativamente.
Selecionamos, abaixo, os principais direitos das gestantes, das parturientes e puérperas e dos bebês prematuros e das famílias, bem como os principais projetos de lei e políticas relacionadas ao universo da prematuridade.
Em caso de dúvida em relação a esse conteúdo, entre em contato conosco; ficaremos felizes em ajudar.
ONG Prematuridade.com volta a cobrar fiscalização da ANS diante de negativas ao Nirsevimabe
Projeto de lei prevê ampliação de vacinas para bebês prematuros no Rio Grande do Sul
ONG Prematuridade.com participa de nova iniciativa internacional da OMS sobre cuidado respeitoso aos bebês prematuros
Projeto de lei pioneiro visa ampliar acesso de bebês prematuro às vacinas no Estado de São Paulo