Novembro Roxo e Dia Mundial da Prematuridade
Um dos momentos mais especiais do ano, quando conseguimos atenção para as questões envolvidas no nascimento prematuro de forma mais expressiva e, com isso, sensibilizar mais pessoas sobre o tema, é durante o “Novembro Roxo”, mês internacional de sensibilização para a causa da prematuridade. Especialmente no dia 17, que é o “Dia Mundial da Prematuridade”, data convencionada globalmente.
Saiba por que essa data foi escolhida e faça parte da mobilização mundial pelo #NovembroRoxo acessando nosso hotsite Dia Mundial da Prematuridade.
Apresentamos também um projeto de lei, o 10.739/2018 (no Senado 1764/2024), que prevê ações de enfrentamento do parto prematuro durante o mês de novembro e institui o dia 17 daquele mês como o Dia da Prematuridade no Brasil. O projeto está em tramitação no Senado Federal.
Por que é importante colocarmos o 17 de novembro no calendário público?
Porque uma vez constando na agenda de ações anuais dos Governos Estaduais e Municipais, há apoio de Secretarias estratégicas, fortalecendo e ampliando o alcance da campanha.
Vários Estados e municípios já implementaram o dia 17/11 em seus calendários, garantindo, na semana que engloba a data, ações regionalizadas de sensibilização, como caminhadas, piqueniques, workshops e ações nas UTIs neonatais.
Quer instituir o Dia da Prematuridade na sua cidade?
Fale conosco, vamos te ajudar!
Conheça, abaixo, os locais onde o Novembro Roxo e o Dia Mundial da Prematuridade já são uma realidade:
Estados:
Maranhão (352/20)
Municípios:
Açailândia (MA) - Lei 679/2023
Divinópolis (MG)
Londrina (PR) - Lei 13.801/2024
Porto Alegre (RS) - Lei 132/2016
Observação: alguns conteúdos e informações como endereços, telefones, etc. aqui mencionados podem sofrer alterações.