Desde abril de 2023, a ONG Prematuridade.com lidera uma iniciativa que visa garantir equidade na vacinação de bebês prematuros.
Dentre as ações propostas estava a elaboração de uma Carta Aberta à Ministra da Saúde, que foi entregue em mãos à então Ministra, Nísia Trindade Lima, em novembro de 2024. E, junto à Carta, iniciamos a coleta de assinaturas para demonstrar o apoio da sociedade civil à iniciativa.
Agora, nosso objetivo é obter o maior números de assinaturas possível e entregar a petição em mãos para o atual Ministro da Saúde, Alexandre Padilha que, coincidentemente ou não, é pai de uma menina prematura.
Mas, afinal, o que queremos com a petição?
- A ampliação da recomendação da vacina hexavalente para todos os prematuros - hoje somente os que nascem antes de 33 semanas de gestação ou com menos de 1,5kg têm acesso a ela;
- A aplicação da vacina hexavalente acelular também nas Unidades Básicas de Saúde e em outros serviços da Atenção Primária;
- A ampliação da rede dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), de onde a vacina hexavalente é distribuída hoje, em todo o país e o investimento em melhorias nos serviços já existentes;
- A promoção de campanhas sobre a importância e as especificidades do calendário vacinal do prematuro, com foco na população leiga e nos profissionais de Saúde;
- A divulgação ampla dos protocolos de acesso e dos locais de referência para tais imunizações.
Apoie a petição: https://www.change.org/prematuridade
Sobre a vacina hexavalente
A vacina hexavalente está disponível pelo SUS para prematuros que nascem antes de 33 semanas ou com menos de 1,5kg. O esquema vacinal da hexa consiste em quatro doses, aos 2, 4, 6 e 15 meses de vida do bebê.
É uma vacina combinada acelular, ou seja, protege contra várias doenças em uma única aplicação (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, poliomielite e infecções por Haemophilus influenzae tipo b) e, por ser desenvolvida com partículas, em vez de células inteiras, causa menos reações adversas e, se as reações acontecem, elas são muito mais leves. O fato de diminuir o número de picadas e de efeitos colaterais, também melhora a adesão da família ao esquema vacinal do bebê.
A hexavalente está disponível nos CRIE, serviços públicos presentes em todos os Estados do país. Caso não exista um CRIE na sua cidade, o posto de saúde solicitará a vacina para a Secretaria Estadual da Saúde.
Garantir equidade no acesso aos melhores cuidados para nossos pequenos é nossa missão. Apoie essa causa!
Clique para assinar a petição.
Você sabia que o calendário vacinal do prematuro é diferenciado? Saiba tudo aqui.