A ONG Prematuridade.com lança uma iniciativa que tem como objetivo a equidade de vacinação para todos os bebês prematuros no Brasil.
Para isso, lançamos mão de uma Carta Aberta, endereçada à Ministra de Estado da Saúde, Dra Nísia Trindade Lima, documento apoaido por outras organizações, empresas e sociedades científicas, juntamente com um abaixo assinado da sociedade civil.
No Brasil, aproximadamente 12% dos bebês nascem com menos de 37 semanas de gestação, os chamados prematuros. Somos o 10o país no ranking de prematuridade com cerca de 340 mil famílias passando por essa desafiadora jornada, todos os anos. A prematuridade é a principal causa de mortalidade de crianças menores de 5 anos no mundo todo e uma das grandes causas de deficiências nesta faixa etária.
A saúde dos bebês prematuros merece atenção especial; seus órgãos e sistemas são “imaturos” e, por isso, eles são mais vulneráveis a doenças e infecções do que crianças que nascem a termo. De fato, é comum que prematuros voltem a ser internados após a saída da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo), especialmente até os 2 anos de idade, devido a diversas complicações da prematuridade.
Os bebês prematuros precisam de um calendário vacinal tão especial quanto eles. Hoje o Programa Nacional de Imunizações (PNI) já disponibiliza gratuitamente imunobiológicos específicos como vacinas combinadas acelulares, que protegem contra diversas doenças com segurança e menos eventos adversos.
Propomos iniciativas que tragam equidade na atenção à saúde de bebês prematuros de todo o país, especialmente no que tange à imunização.
Dentre essas iniciativas, destacamos inicialmente estratégias para potencializar o que já é oferecido:
- Promoção de campanhas sobre a importância e as especificidades do calendário vacinal do prematuro, com foco na população leiga e nos profissionais de Saúde;
- Divulgação ampla dos protocolos de acesso e locais de referência para tais imunizações.
E visando a equidade na atenção à saúde destes bebês, solicitamos a ampliação da recomendação de vacinas combinadas acelulares para todos os prematuros.
Urge que olhemos com mais carinho para esse grupo específico da população, os prematuros; eles representam uma parcela significativa das nossas próximas gerações.
Para apoiar este documento, acesse Change.org
[A Carta Aberta e a petição pública foram atualizadas em junho 2024: leia mais]