A Associação Brasileira de Pais de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com) está lançando a campanha "S.O.S. Prematuro". Segundo uma pesquisa desenvolvida pela ENSP/Fiocruz "Nascer no Brasil", de 2016, existem altas taxas de prematuridade em nosso país e uma baixa adequação dos serviços de atenção ao parto com financiamento público e a campanha tem como objetivo auxiliar na mudança desse paradigma. A ação visa a ajudar hospitais públicos que necessitem de materiais e equipamentos essenciais para melhorar o atendimento aos bebês prematuros e suas famílias
A S.O.S Prematuro começará com um projeto piloto no Hospital de Clínicas de Recife (HC-UFPE), que foi o primeiro local a receber o Workshop "Prematuro: uma questão de Pele", oferecido pela Associação em setembro deste ano visando capacitar as equipes neonatais para o cuidado com a pele do prematuro. "Quando visitei o hospital pude perceber a falta de cadeiras adequadas para a realização do método canguru, que é fundamental para o desenvolvimento dos bebês prematuros", destaca a vice-diretora da Associação, Aline Hennemann.
Através da campanha serão arrecadados recursos para a compra de 25 cadeiras especiais para que as mães possam realizar o Método Canguru, o qual promove um contato pele a pele precoce entre os pais e o bebê, de forma gradual e progressiva, favorecendo o vínculo afetivo e o melhor desenvolvimento do prematuro.
Para Suelly de Fatima Bonfim, enfermeira da UTI Neonatal do HC-UFPE, a doação é de grande importância para o desenvolvimento de um trabalho de excelência no hospital. "As novas cadeiras vão proporcionar conforto tanto para a mãe quanto para o bebê. Na medida em que a mãe terá a tranquilidade de colocar o seu bebê a beira do leito e ela sentada na poltrona confortavelmente, poderá promover o contato pele a pele", explica.
Para doar, basta acessar o site Vakinha.com.br ou entrar em contato pelo doacoes@prematuridade.com. Para a aquisição das cadeiras, é preciso arrecadar um valor total de R$ 23 mil, pois essas são cadeiras especiais para propiciar aos pais um melhor resultado do Método Canguru. "Nosso objetivo com essa campanha é buscar parcerias, além de doações, para que os hospitais mais carentes possam oferecer um atendimento mais humano e qualificado aos prematuros e suas famílias", enfatiza a diretora da associação, Denise Suguitani.
Novas edições da campanha "S.O.S. Prematuro" serão realizadas nos próximos meses. Para serem contempladas com doações, as instituições precisam cumprir alguns requisitos, como fazer parte do Sistema Único de Saúde, incentivar o Método Canguru e o aleitamento materno e permitir a presença das famílias 24 horas dentro da UTI.
Hospitais interessados em participar das próximas edições podem entrar em contato pelo mesmo e-mail: doacoes@prematuridade.com.
---
Atualização 16/03/18: Campanha S.O.S Prematuro encerrada para o Hospital de Clínicas de Recife (HC-UFPE). Foram arrecadados R$ 125,00 para compra de materiais de higiene.
As doações podem continuar sendo realizadas diretamente para a instituição com a responsável Marileide Brito, chefe do setor de Patrimônio do HC/UFPE, através do telefone (81) 2126-3714.