• Parceiros oficiais:
  • Efcni
  • March of Dimes
Arraste para navegar

O Bebê Prematuro

rbma_0019_wide

O bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação (36 semanas e 6 dias) é considerado prematuro, ou pré-termo. No Brasil, o nascimento de bebês prematuros corresponde a 12,4% dos nascidos vivos, de acordo com dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Ministério da Saúde, confirmados pela UNICAMP em 2014.

Os prematurinhos podem ser classificados de acordo com a idade gestacional ao nascer, sendo o prematuro limítrofe aquele nascido entre 37 e 38 semanas; moderado nascido entre 31 e 36 semanas e prematuro extremo aquele nascido entre 24 e 30 semanas de idade gestacional.

Quanto ao peso de nascimento, denomina-se os bebês com menos de 2kg como baixo peso, muito baixo peso os com menos de 1,5kg e extremo baixo peso aqueles com peso menor que 1kg.

Características do prematuro:

* Geralmente tem baixo peso ao nascer

* Pele fina, brilhante e rosada

* Veias visíveis

* Pouca gordura sob a pele

* Pouco cabelo

* Orelhas finas e moles

* Cabeça desproporcionalmente maior do que o corpo

* Musculatura fraca e pouca atividade corporal

* Poucos reflexos de sucção e deglutição (sugar e deglutir)

Mas a principal característica de todo prematuro é algo que pode passar despercebido em um primeiro momento. É algo que se percebe ao longo das horas e dos dias... Essa característica é a VONTADE DE VIVER!!!

Por isso, tenha fé e creia! Seu pequeno precisa de boas vibrações para se recuperar mais rápido e estar em seus braços o mais breve possível.


  • TAGS

Tem um bebê
prematuro?

Preencha nossos cadastro e ajude
a direcionar as ações da nossa ONG

Cadastre-se