No dia 11 de outubro de 2024, Denise Suguitani, diretora da ONG, esteve em Brasília e teve a oportunidade de conversar com a Dra Sonia Venancio, Coordenadora Geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde.
Em conversa com a Sonia e com Aline Hennemann, voluntária da ONG cedida ao Ministério como assessora técnica da pasta, Denise abordou preocupações centrais para a organização, como os altos índices de gestação na adolescência, a necessidade de melhorar a qualidade do pré-natal, a importãncia de um diagnóstico nacional dos serviços de seguimento do cuidado do prematuro (ambulatórios de follow up) e a ampliação e regulamentação dos mesmos, bem como a preocupação com as baixas coberturas vacinais dos bebês prematuros.
Sonia falou das estratégias elaboradas pela nova Rede Alyne (antes, Rede Cegonha), e de tudo que está previsto para o universo da prematuridade, como o aumento no incentivo financeiro a exames pré-natais, bem como investimentos e atualizações no custeio de diárias de unidades neonatais, das Casas da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), Bancos de Leite Humano e ambulatórios de seguimento de prematuros (A-SEG), dentre outros.
Como resultado dessa profícua conversa, o Ministério da Saúde comprometeu-se a incluir na versão online da Caderneta da Criança informações sobre as especificidades do calendário vacinal do prematuro, bem como informações sobre a licença-maternidade ampliada para mães de prematuros. Um passo importante!
Agradecemos à equipe da Coordenação pela parceria. Cientes de que ainda há desafios gigantes pela frente, mas confiantes e felizes com a atenção especial que a prevenção da prematuridade e a saúde dos prematuros têm recebido, seguiremos acompanhando de perto e apoiando todas as ações.
Assim que as informações foram inseridas na Caderneta, postaremos por aqui.