Nos dias 23 e 24 de outubro de 2024, a diretora da ONG, Denise Suguitani, esteve em Santa Catarina conversando com parlamentares e representantes da Secretaria da Saúde do Estado.
Em reuniões com os deputados estaduais Napoleão Bernardes, Sérgio Motta e Luciana Carminatti, e seus assessores, além de uma reunião com a superintendente dos Hospitais Públicos do Estado, a pediatra Dra Tatiana Bez Titericz, Denise abordou diversas problemáticas relacionadas à causa, como o acesso a cuidados de Saúde de qualidade aos prematuros e suas famílias e, em especial, o acesso à imunização.
Santa Catarina destaca-se pela boa cobertura vacinal em bebês e crianças. Em agosto desse ano, o Estado registrou aumento na cobertura vacinal de 5 dos 16 imunizantes do calendário de vacinação infantil. Apesar disso, ainda há oportunidade de melhorias, como garantir a mensuração e ampliar a cobertura vacinal para bebês prematuros, além de garantir equidade na aplicação dos imunizantes para esse grupo mais vulnerável.
Com os deputados ficaram alinhadas ações para 2025, como audiências públicas, menções no plenário e comissões, além da realização de seminários para debater a prematuridade no Estado. Com a Secretaria de Saúde ficou acertada uma maior atenção à pauta da vacinação dos prematuros, com análise da possibilidade de ampliação dos critérios de aplicação da vacina hexavalente, além de iniciativas para ampliar e medir a cobertura vacinal dos bebês prematuros.
Referências: Gov.br