Glossário da UTI
A
ALIMENTAÇÃO PARENTERAL - Alimentação intravenosa, os nutrientes administrados diretamente no sangue.
ANALGÉSICOS - Medicamentos usados para eliminar ou diminuir a dor.
ANTIBIÓTICOS - Medicamentos usados para tratar as infecções causadas por bactérias.
ANEMIA - Baixo número de glóbulos vermelhos no sangue. Os glóbulos vermelhos são células que transportam o oxigênio necessário para a vida das outras células.
ANÓXIA - Redução da quantidade de oxigénio no sangue e nos tecidos orgânicos, também chamado de hipóxia ou asfixia.
APGAR - Teste que avalia o estado de saúde do recém-nascido através de uma escala de 0 a 10. É realizado duas vezes, ao 1o e ao 5o minuto de vida.
APNÉIA - Parada respiratória.
AUDIOMETRIA - Avaliação auditiva realizada com crianças maiores de 3 anos e adultos, por meio de apresentações de estímulos sonoros em cabine audiométrica em ambiente acusticamente tratado. O paciente precisa responder ao menor sinal sonoro audível.
B
BAIXO PESO - Recém-nascido com peso inferior a 2500g.
BRONCOPNEUMONIA - Inflamação do tecido pulmonar causada por infecção microbiana que atinge brônquios, bronquíolos e alvéolos.
BRONQUITE - Aguda: inflamação dos brônquios; Crônica: inflamação persistente dos brônquios, caracterizada por um grande aumento de muco.
BACTÉRIA - Germe capaz de causar doenças graves, que têm de ser tratado com antibióticos.
BILIRRUBINA - Pigmento amarelo-alaranjado resultante da decomposição dos glóbulos vermelhos do sangue.
BRADICARDIA - Diminuição da frequência cardíaca.
BRONQUIOLITE - Infecção viral contagiosa das vias respiratórias que afeta bebês e crianças pequenas e provoca dificuldade ao respirar.
C
CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) – Pequenas cânulas nasais que proporciona ventilação não-invasiva.
CONSTIPAÇÃO - Também chamada "prisão de ventre", é a dificuldade de evacuar, devido ao endurecimento e/ou grande volume das fezes, levando à dor e maior esforço ao evacuar.
CATÉTER - Tubo de plástico estreito e flexível que se insere no corpo para injetar ou extrair fluidos.
CIANOSE - Cor azulada da pele devido à deficiência na circulação e oxigenação.
COLOSTRO - Líquido seroso e amarelado rico em anticorpos secretado pelas mamas antes da descida do leite maduro.
CONVULSÃO - Atividade elétrica anormal do cérebro que produz movimentos involuntários dos músculos e espasmos.
D
DIETA - Alimento (leite materno ou fórmula infantil) oferecido via enteral: oral ou através de sondas ou ostomias.
DOENÇA DA MEMBRANA HIALINA - Distúrbio respiratório frequente nos recém-nascidos resultante de uma produção insuficiente de surfactante pelos pulmões.
DISPLASIA BRONCOPULMONAR - Lesão do tecido broncopulmonar que ocorre em prematuros com dificuldade respiratória submetidos a ventilação e oxigenoterapia intensa.
DIURÉTICO - Medicamento que serve para aumentar a diurese (urina) e eliminar o excesso de líquidos.
E
EXANTEMAS - Doenças nas quais as erupções cutâneas são uma manifestação proeminente.
EXSANGUINEOTRANSFUSÃO – Tratamento de icterícias e anemias graves consistindo na troca lenta e sucessiva de sangue do recém-nascido por sangue compatível.
EDEMA - Aumento de volume dos tecidos, devido a um acúmulo excessivo de líquidos.
ENTEROCOLITE NECROSANTE (NEC) - Inflamação da superfície interna do intestino podendo em casos mais graves originar a sua necrose (morte da parede intestinal). Afeta principalmente os recém-nascidos prematuros (quanto mais prematuro maior o risco) e ainda não se identificaram completamente suas causas.
ELECTROCARDIOGRAMA (ECG) - Registo da atividade elétrica do coração.
ELECTROENCEFALOGRAMA (EEG) - Registo da atividade elétrica do cérebro.
ENTUBAÇÃO - Inserção de um tubo na traquéia, através do nariz ou da boca, para assistir a respiração.
F
FOTOTERAPIA - Exposição do recém-nascido à luz fluorescente branca ou azul, visando a redução da taxa de bilirrubina no sangue.
FREQUÊNCIA CARDÍACA - Número de batimentos cardíacos num minuto.
FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA - Número de vezes em que se respira num minuto.
G
GASOMETRIA - Consiste em coletar uma amostra de sangue para leitura do pH e dos valores dos gases sanguíneos (oxigênio, dióxido de carbono, etc.).
GAVAGEM –Alimentação através de um tubo (sonda) onde o alimento desce pela força da gravidade.
H
HIDROCEFALIA – É o acúmulo de líquido cefalorraquidiano, um líquido claro que é constantemente produzido nas cavidades (ou ventrículos) no interior do cérebro.
HIPOTONIA - Diminuição anormal do tônus muscular.
I
ICTERÍCIA NEONATAL - Acontece quando o fígado do bebê ainda está imaturo e não é capaz de eliminar a bilirrubina (pigmento produzido naquele órgão), que se acumula no sangue, fazendo com que a pele e os olhos do bebê fiquem amarelados. O tratamento é feito através da fototerapia.
IDADE GESTACIONAL - Idade, em semanas e dias, desde o início da data da última menstruação.
IDADE CORRIGIDA - Traduz o ajuste estabelecido face à idade cronológica do bebê, em função do grau de prematuridade. Considerando-se que o ideal seria nascer com 40 semanas de idade gestacional, então deve-se descontar da idade cronológica do prematuro, as semanas que faltaram para sua idade gestacional atingir 40 semanas. Exemplo: um bebê que nasceu há 3 semanas e tinha 32 semanas de idade gestacional ao nascer,sua idade corrigida é 35 semanas.
INCUBADORA - Aparelho no qual os bebês são isolados do meio exterior e no qual são mantidos através da criação de um ambiente controlado e mais favorável.
J
K
KERNICTERUS - Estágio mais grave da icterícia quando há impregnação do encéfalo por bilirrubina, com sérias consequências neurológicas.
L
LANUGO - Pêlo fino, suave e de cor clara, que cobre o corpo do feto e de alguns prematuros.
M
MUITO BAIXO PESO - Recém-nascido com peso inferior a 1500g.
MASTITE - Inflamação das glândulas mamárias.
MECÔNIO – São as primeiras fezes do recém-nascido, composto por bile e muco de cor verde-escura ou preta.
MENINGITE - Inflamação das meninges, membrana que cobre e protege o cérebro e a medula espinhal, causada por um vírus ou por uma bactéria.MÉTODO CANGURU - Método em que se coloca o bebê em contato pele a pele com o peito dos pais.
MONITORES – Aparelhos não invasivos e indolores que registam e vigiam os batimentos cardíacos, a respiração, a temperatura, a pressão arterial e os níveis de oxigênio.
N
NPT - Nutrição Parenteral Total é a infusão intravenosa de todos os nutrientes necessários para o recém-nascido, quando não é possível oferecer nutrição enteral.
NUTRIÇÃO ENTERAL - É a infusão de dieta (leite materno ou fórmula artificial) através de sondas gástricas ou enterais ou por ostomias.
O
OXIGENOTERAPIA - Qualquer procedimento em que se administra oxigênio suplementar a um bebê.
OXÍMETRO DE PULSO - Aparelho capaz de medir a quantidade de oxigênio no sangue.
P
PEQUENO PARA A IDADE GESTACIONAL (PIG) - Recém-nascido cujo peso ao nascer está abaixo do percentil 10 para a sua idade gestacional.
PREMATURO - Recém-nascido com menos de 37 semanas de idade gestacional.
PICC - Catéter central de inserção periférica utilizado para administrar soluções como soro e NPT por longos períodos. É de fácil instalação e está associado a um menor risco de complicações mecânicas e infecciosas.
PNEUMONIA - Infecção dos pulmões que provoca dificuldade respiratória, tosse, dor torácica e febre.
PNEUMOTÓRAX - Situação na qual o ar passa dos pulmões para a cavidade torácica e comprime os pulmões e o coração.
PUNÇÃO LOMBAR - Técnica diagnóstica em que é extraido líquido cefalorraquidiano através da introdução de uma agulha no espaço entre duas vértebras lombares.
PRESSÃO ARTERIAL - Pressão exercida pelo sangue nas paredes das artérias.
Q
QUEDA DE SATURAÇÃO – Queda na saturação de oxigênio
R
RECÉM-NASCIDO (RN) - Do nascimento até 28 dias de vida.
RETINOPATIA DA PREMATURIDADE - Doença da retina que afeta principalmente os prematuros.
S
SEPSIS (ou SEPSE) - Presença de agentes infecciosos (bactérias, fungos, etc. ) ou das suas toxinas na corrente sanguínea.
SÍNDROME DE DIFICULDADE RESPIRATÓRIA (SDR) - Alteração respiratória dos pulmões imaturos, causado pela deficiência de surfactante.
SONDA NASOGÁSTRICA/OROGÁSTRICA - Tubo estreito e flexível que se introduz no estômago através do nariz ou da boca, usado para administrar dieta e/ou para extrair ar ou líquidos do estômago.
SURFACTANTE - Substância que ajuda a manter distendidos os alvéolos pulmonares, evitando o seu colapso. Normalmente é sintetizado nos pulmões, mas pode-se administrar surfactante exógeno em bebês com Síndrome de Dificuldade Respiratória (SDR).
T
TESTE DA ORELHINHA - é realizado por meio de emissões otoacústicas, não necessitando de resposta do paciente, uma vez que o equipamento emite um estímulo sonoro e capta uma resposta dos movimentos das células da cóclea.
TRANSFUSÃO SANGUÍNEA - Administração de sangue de um doador saudável a um doente.
TUBO ENDOTRAQUEAL - Tubo pequeno introduzido na traquéia através da boca ou do nariz para administrar ar ou oxigênio nos pulmões.
U
V
VENTILADOR - Aparelho usado para manter um fluxo normal de ar nos pulmões.
X
Z