A cada 2 minutos, 1 mulher morre por causas relacionadas à gravidez, entre elas o parto prematuro (Organização Mundial da Saúde/2023). O Brasil está entre os países com mais nascimentos precoces: 12% dos bebês nascem prematuros. Ou seja, de cada dez nascimento, um é prematuro. O bebê nasce abaixo das 37 semanas de gestação e está mais suscetível a doenças e infecções. Em geral, carregará sequelas permanentes, sendo também uma das principais causas de deficiência em crianças.
Para conscientizar sobre essa situação, estão sendo realizadas várias ações este mês, entre elas uma caminhada no Parque da Redenção, no domingo (10), que reuniu centenas de pessoas envolvidas com a causa. Também acontece esta semana a exposição de fotos "Pequenos Gigantes", no espaço Deputado Carlos Santos da Assembleia Legislativa. São lindos registros feitos pela Dra Glaucia Galvão, neonatologista da Maternidade Odete Valadares (Belo Horizonte, MG) junto à frases motivacionais para proteger a saúde de mulheres, gestantes e crianças mais vulneráveis, como os bebês prematuros. Assim como garantir o direito de acesso a cuidados neonatais de qualidade. "Esperamos sensibilizar as pessoas sobre o tema. Estamos no Novembro Roxo, mês internacional de conscientização para a causa da Prematuridade. Em 2023, o RS foi o quinto Estado com mais nascimentos prematuros", destacou Denise Suguitani, fundadora e diretora-executiva da Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com), organizadora da exposição.
Essa é a primeira exposição em dez anos da associação, numa parceria com a Frente Parlamentar de Prevenção à Prematuridade no RS, presidida pelo deputado dr Thiago Duarte (União). Também será uma realizada uma audiência pública da Prematuridade na Comissão de Saúde, dia 13, às 10h15. O tema será "Novos Desafios: União de Esforços para Grandes Recomeços" e acontece na Sala Sarmento Leite, no terceiro andar. "A prematuridade é o principal fator de mortalidade infantil. Por isso precisamos estar discutindo esse tema e suas causas para fazer um diagnóstico e o tratamento. Isso vai significar a diminuição do número de prematuros e melhor qualidade de vida", afirmou deputado dr. Thiago Duarte, proponente da audiência pública.
Para reforçar a campanha, a fachada do prédio do Legislativo será iluminada com a cor roxa, de 16 a 30 de novembro. E no domingo, dia 17 de novembro, acontece o Dia Mundial da Prematuridade.
Fonte: adaptado de Wilson Rosa, portal da ALRS