Notícias

Notícias

24.08.2025

Encontro em João Pessoa debate estratégias para melhorar a saúde materna e perinatal

No dia 19 de agosto de 2025, a cidade de João Pessoa (PB) sediou um importante encontro promovido pela Besins Healthcare Brasil, reunindo especialistas nacionais e internacionais para debater estratégias de fortalecimento da saúde materna e perinatal. O evento aconteceu na sede da GENUS, Grupo de Estudos Avançados da Nova Diagnóstico, um espaço de referência em pesquisa e ensino da medicina na Paraíba, fundada e dirigida pelo ginecologista-obstetra Dr. Eduardo Fonseca, referência nacional na defesa da saúde materno-infantil e da prevenção do parto prematuro.

Entre os convidados internacionais, fizeram apresentações o Dr. Paul Piette, Diretor Médico Global da Besins, e, de forma remota, o renomado Dr. Kypros Nicolaides, além do próprio Dr. Eduardo Fonseca, que conduziu uma fala de grande impacto sobre a necessidade de sensibilizar os ginecologistas-obstetras para práticas efetivas que previnam complicações graves na gestação.

Dr. Kypros Nicolaides é um renomado médico especialista em Medicina Fetal, professor no King's College London e fundador da Fetal Medicine Foundation (FMF), sendo considerado um dos pioneiros da área. Ele é conhecido por desenvolver técnicas de diagnóstico, como a translucência nucal, para rastreamento de condições fetais, e por sua atuação em tratamentos intrauterinos para fetos com complicações, como transfusões fetais. Nicolaides também é um influente educador, treinando centenas de médicos e organizando o congresso mundial de medicina fetal.

Os debates abordaram estratégias de prevenção da pré-eclâmpsia — uma das principais causas de mortalidade materna — destacando a polêmica em torno da indicação do uso do cálcio, que, de acordo com o Dr. Kypros, estudos mostram não haver indicação, e a necessidade fundamental do uso da progesterona em alguns casos, como recurso não apenas para reduzir riscos de pré-eclâmpsia, mas também para prevenir partos prematuros. Foi ressaltado o enorme potencial de impacto do uso da progesterona quando incorporada a políticas públicas em países de média e baixa renda, capaz de salvar vidas maternas e neonatais.

O encontro contou ainda com a presença de médicos de toda a Paraíba, além de representantes de instituições como os Conselhos Regional e Federal de Medicina, membros do Ministério Público, desembargadores e autoridades políticas, entre eles o vereador Marmuthe, autor da lei municipal que institui o Dia da Prematuridade em João Pessoa, e de diversos projetos voltados à primeira infância, a pessoas com Down e outras em situação de vulnerabilidade.

A ONG Prematuridade.com, representada por sua diretora executiva Denise Suguitani, esteve presente no evento.

Agradecemos a acolhida e a parceria do Dr. Eduardo, o convite da Besins para o evento, em especial à Analu Gamero e ao Dr Luiz Steffen, e parabenizamos a Besins Healthcare Brasil e sua presidente, Laurena Magnoni, pela iniciativa. Trata-se de um debate essencial diante da gravidade da prematuridade, principal causa de mortalidade infantil antes dos 5 anos no Brasil e no mundo.

Compartilhe esta notícia

Histórias Reais

Veja histórias por:

Receba as novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.