Notícias

Notícias

15.01.2025

Aberta chamada pública para a Perspectiva do Paciente sobre a vacina hexavalente

Está aberta até o dia 20 de janeiro uma chamada pública para participação na "Perspectiva do Paciente" sobre o uso da vacina hexavalente acelular em pacientes dos Centros de Referência para Imunobiológicos Epeciais (CRIE) até 6 anos de idade. Aqui explicamos mais sobre a chamada pública, sobre a vacina e quem pode contribuir.

Sobre a vacina hexavalente

A hexavalente é uma vacina combinada acelular, ou seja, ela protege contra várias doenças, no caso difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b, hepatite B e a poliomielite, em uma única aplicação e, por ser desenvolvida com partículas, em vez de células inteiras (acelular), causa menos reações adversas e, se as reações acontecem, elas são muito mais leves. O fato de diminuir o número de picadas e de efeitos colaterais, melhora muito a adesão das famílias ao esquema vacinal do bebê.

Essa vacina está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela saúde suplementar para bebês prematuros que nascem antes de 33 semanas ou com menos de 1,5kg.

O esquema de vacinação básico consiste na aplicação de 3 doses da hexavalente: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de idade cronológica, com intervalo de 60 dias entre as doses. O primeiro reforço é aos 15 meses de idade. O segundo reforço deverá ser realizado aos 4 anos de idade, se ainda persistir a indicação. A idade máxima para aplicação da hexa é de 6 anos, 11 meses e 29 dias.

O que são os CRIE e quem tem acesso?

A vacina hexavalente é disponibilizada pelos CRIE. Os CRIE são serviços públicos, presentes em todos os Estados, que têm como finalidade facilitar o acesso de grupos especiais da população, como os prematuros e pessoas com imunodeficiências, a medicamentos específicos, para a prevenção das doenças que são objeto do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Os CRIE atendem de forma personalizada o público que necessita de produtos especiais, de alta tecnologia e alto custo, que são adquiridos pelo PNI.

Além dos prematuros, têm acesso ao CRIE pacientes com determinadas doenças crônicas, imunodeprimidos, pessoas que moram ou têm contato próximo com ambos os grupos, e quem apresentou hipersensibilidade ou eventos adversos graves a alguma vacina disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O que é a "Perspectiva do Paciente"?

Perspectiva do paciente é um espaço na reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para que usuários do SUS relatem sua experiência sobre um determinado tema.

A ideia é estimular a participação social dos pacientes, uma vez que todos os aspectos ligados à vida real trazem considerações importantes em relação ao uso de medicamentos ou terapias. Podem participar pacientes, cuidadores, familiares ou tutores, por meio do login no Gov.br ou na Plataforma Participa+Brasil.

Quem pode contribuir com a chamada?

Se o seu filho já fez uso da vacina hexavalente, independente do número de doses, increva-se para participar. Você pode ser chamado para dar sua contribuição na reunião da Conitec e fazer a diferença na vida de milhares de crianças brasileiras. Além dos pais, outros familiares ou tutores também podem participar.

A vacina hexavalente acelular oferece muitas vantagens às crianças de um modo geral, mas especialmente àquelas com condições de saúde mais frágeis, como os bebês prematuros, com cardiopatias, doenças pulmonares crônicas e imunocomprometidas, já que requer menos doses e apresenta risco muito menor de efeitos adversos quando comparada à vacina pentavalente disponível nas UBS.

A ONG Prematuridade.com lidera um movimento pela equidade no acesso à hexavalente para todos os bebês prematuros, independente do peso ou idade gestacional de nascimento. Em novembro de 2024, entregamos uma Carta Aberta à Ministra da Saúde, Nísia Trindade, relacionada ao tema. Saiba tudo aqui.

Se você se encaixa nesse critério, faça sua parte para garantir que mais crianças tenham acesso a essa tecnologia pelo SUS.

Acesse: https://www.gov.br/participamaisbrasil/chamada-publica-03-2025-vacina

As inscrições vão até dia 20 de janeiro de 2025!

Compartilhe esta notícia

Histórias Reais

Veja histórias por:

Receba as novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.