Dia Mundial da Prematuridade

Sobre a data

DMP

O dia 17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade!

Essa data é globalmente convencionada e lembrada todos os anos.

Você sabia que o surgimento dessa data tão especial tem a ver com uma história real de prematuridade?

A EFCNI (European Foundation for the Care of Newborn Infants), parceira da ONG Prematuridade.com, iniciou a primeira reunião de organizações de pais da Europa em Roma, na Itália.

Durante esta reunião, os representantes decidiram criar um dia de conscientização para bebês prematuros e suas famílias.

O 17 de novembro foi escolhido porque este dia tem um significado muito especial e emocionante para um dos fundadores da EFCNI: após a morte de seus trigêmeos prematuros, em dezembro de 2006, ele tornou-se pai de uma filha nascida em 17 de novembro de 2008. Ao mesmo tempo, o March of Dimes, organização de caridade Americana para prematuros e recém-nascidos, teve uma ideia semelhante e lançou um Dia da Consciência para a Prematuridade, em 17 de novembro nos EUA.”

E por que a cor roxa? O roxo simboliza SENSIBILIDADE e INDIVIDUALIDADE, características que são muito peculiares aos nossos pequeninos. O roxo também significa transmutação, ou seja, mudança; a arte de transformar algo em outra forma ou substância, transformação. Alguém aí duvida que nossos heróis são capazes de transformar dor em força, fé e amor?

No mundo todo, um em cada dez bebês nasce prematuro. Todos os anos, cerca de 15 milhões de crianças nascem antes do tempo (dados de 2012). E esse número continua aumentando, apesar do número total de nascimentos estar diminuindo gradativamente. Isso significa que em todo mundo há um aumento significativo de recém-nascidos vulneráveis a cada ano, bem como o número de chamados “ex-prematuros” é cada vez maior.

À medida que essas crianças crescem, eles têm maior risco para problemas de aprendizagem e comportamentais, paralisia cerebral, deficiências sensoriais e motoras, infecções respiratórias crônicas e doenças cardiovasculares ou diabetes, em comparação com bebês nascidos a termo.

Apesar do elevado número de nascimentos prematuros e os riscos neles envolvidos, a maioria da população não está ciente de que muitas vezes é possível prevenir o parto prematuro e suas consequências para a saúde do bebê.

Juntos, podemos fazer a diferença! Vamos sensibilizar nossos amigos, vizinhos, colegas de trabalho e, assim, levar conscientização sobre a importância desse tema.

Vem com a gente!!!