Olá, bom dia!
Denise.
Qual a diferença dos efeitos das doenças na criança e no adulto? Essas infecções podem se apresentar de forma mais grave no adulto, em comparação com a criança. Isso acontece porque a resposta imunológica do adulto a essas doenças é mais intensa, principalmente no caso da catapora, do sarampo e da hepatite A.
Quais as características e a gravidade de cada uma delas no adulto? A catapora se caracteriza basicamente por erupções generalizadas na pele. É rara em adultos, mas pode ser grave, levando até à pneumonia. O sarampo deixou de ser uma doença perigosa no Brasil por causa da vacinação. Também provoca erupções e manchas na pele, entre outros sintomas. São esporádicos os casos em adultos. A rubéola é uma doença com progressão benigna, ou seja, pouco perigosa. Deixa marcas no corpo. Seu principal risco é a infecção durante a gestação, que pode levar a problemas sérios, como aborto, parto prematuro e malformação. Já a caxumba, caracterizada principalmente pelo inchaço das glândulas parótidas – que ficam entre a orelha e a face –, pode ocasionalmente provocar danos mais sérios nos homens, como inflamação nos testículos (orquite) e até a perda de fertilidade. A hepatite A costuma ser mais sintomática no adulto, tanto no início da doença, com febre, mal-estar e desconforto abdominal, entre outros efeitos, como no final, com iceterícia (olhos amarelados).
Quem já se vacinou na infância precisa tomar reforço com que periodicidade?Caso o cartão de vacinas indique duas doses para tríplice viral, varicela (catapora) e hepatite A, não há a necessidade de reforço. Mas é importante checar se as duas doses foram realmente aplicadas, uma vez que o programa brasileiro de vacinação não tem 40 anos de existência. A vacina da catapora, por exemplo, só foi disponibilizada na rede privada há menos de duas décadas e ainda não está na rede pública. Seja como for, muitos adultos, principalmente com mais de 40 anos, se tornaram imunes a doenças como sarampo, rubéola, caxumba, catapora e hepatite A ao ter contato com o vírus na infância.
Quais outras vacinas os adultos devem tomar? Adultos devem tomar dose única de vacina contra meningococo C, reforço da tríplice bacteriana, tipo adulto (difteria, tétano e coqueluche - dpaT) e a imunização contra influenza anual conjugada (H1N1 + influenza sazonal). A gripe e a coqueluche são particularmente perigosas para bebês muito pequenos, em especial recém-nascidos.
Antes da imunização, é preciso fazer algum exame?Mulheres que pretendem engravidar devem fazer exame de sangue com sorologia para verificar sua imunidade contra rubéola, doença que pode comprometer o desenvolvimento do feto. A sorologia para hepatite A também pode ser feita por qualquer um, embora a vacinação não acarrete nenhum problema em quem já é imune. No caso de sarampo e caxumba, pode-se comprovar a presença do vírus, por sorologia, ou a imunidade, por vacina. Já no caso da catapora, somente o médico da família ou o cartão de vacinas pode confirmar a imunidade. Agora, para quem não tem carteira de vacinação, está em dúvida se teve ou não as doenças e perdeu contato com seus médicos da infância, a recomendação é fazer a vacinação completa."
Fonte: http://bebe.abril.com.br/familia/sermae/adulto-precisa-tomar-vacina.php