03 de Fevereiro de 2014
Thomas Gabriel: um pequeno campeão
“No dia 24 de maio de 2013, às 15 horas, senti uma leve dor na coluna e senti o meu pequeno se contorcer. Fui ao banheiro e bateu o desespero ao ver muito sangue. Corri para a maternidade e o resultado: 33 semanas e o meu pequeno já estava em estado de sofrimento. A placenta estava se descolando e, então, o médico disse as palavras que me tiraram do chão: "Vamos ter que tirar o seu bebê". Corremos para o centro cirúrgico. A hemorragia era muito forte e ele não podia esperar mais nenhum minuto. Nessa hora, eu só sabia rezar e pedir para Deus não tirar o meu filho de mim.
O meu pequeno Thomas Gabriel nasceu às 16h45min, com 2,090 kg e 42cm. Ele não chorou, pois ao nascer teve uma parada respiratória. Foi reanimado e intubado ainda na sala de parto. Ficou em coma induzido para não se agitar. Fiquei com ele durante 5 dias, mas depois tive que deixá-lo. Foi um dia muito difícil, mas sabia que lá ele melhoraria cada dia mais e logo poderia ir para casa.
Foram 7 dias intubado, 3 no CPAP e mais 3 na máscara de oxigênio. Tudo ia bem, estava mamando bem e já podia sair, mas, no dia da sua alta, veio mais um baque. Enquanto mamava, ele teve apneia, cianose e outra parada respiratória em meus braços. Parecia um pesadelo tudo aquilo, não podia acreditar que ele tinha voltado para a UTI. Thomas Gabriel fez exames, estava com anemia, aí fez transfusão e começou a se recuperar novamente.
No dia 16 de junho, ele teve alta! Fomos para casa e, ainda no caminho, mamando, ele fez apneia. A essa altura, eu já ficava bem atenta e sabia o que fazer: fazia massagem em suas costinhas para ele voltar e foi assim durante uns 2 meses, em todas as mamadas ele fazia apneia. Era torturante isso. Ele, então, largou o peito e se adaptou à mamadeira e não fez mais apneia. Fiquei triste por não amamentar mais, mas feliz por ter resolvido a questão da apneia.
O meu pequeno tem um atraso muito leve do lado direito, tão leve que não se percebe, apenas a fisioterapeuta notou e já estamos trabalhando para melhorar!
Hoje, 12 de novembro, o meu amor está com 5 meses, 7,200 kg e 66cm. Ele é super saudável e esperto, está se desenvolvendo muito bem. Deus pôs a mão e deu fôlego de vida ao meu filho. Meu campeão venceu todas as barreiras e hoje é a prova de que Deus é maior e que ele é super forte.”
Jéssica, mãe do Thomas Gabriel
Leia mais histórias de bebês prematuros.