O menor bebê em peso e idade gestacional que já nasceu e sobreviveu no Hospital São Francisco de Concórdia, em Santa Catarina, deixou o hospital no dia 11 de Abril, após 4 meses de internação e pesando agora 1930g. A pequena Lavínia nasceu dia 8 de dezembro de 2010, com 27 semanas de gestação e pesando 620 gramas.
Após o nascimento, mãe e bebê precisaram ser encaminhadas para a UTI. “Já havia sido uma gestação de risco, porque a mãe desenvolveu hipertensão gestacional de maneira muito severa. Então, com o nascimento da bebê, a mãe também foi para a UTI com um quadro clínico gravíssimo”, afirma ao G1 a pediatra Glaucia Vargas, plantonista da UTI Pediátrica do hospital.
A cesárea de emergência ocorreu para não comprometer a saúde da mãe. E mesmo com problemas de saúde, ela conseguiu conservar o leite e começou, nesta semana, a amamentar a primeira filha.
“Nas primeiras três semanas, a Lavínia era mantida com o que chamamos de nutrição parental total, que é um tipo de aporte energético fornecido por meio de um soro especial. Depois, ela começou a receber o leite materno e, depois, passou a mamar diretamente no peito”, afirma Glaucia.
“Meu sonho era amamentar minha primeira e única filha, e estou muito feliz”, disse ao G1 a mãe, Marizete Bressiani, 34 anos, técnica de enfermagem.
Marizete passou os 4 meses, desde o nascimento da filha, no hospital, ao lado da pequena, e estva ansiosa para levá-la para casa. "Ela é bem pequena, mas pensando no tamanho que ela tinha, já a considero bem grande. Me sinto uma mãe privilegiada”.
Fonte: NovoHamburgo.org (11/04/11); Gazeta Maringá (06/04/11)