Um projeto, que surgiu na Inglaterra, na Universidade de Newcastle, sob a liderança do nosso querido Dr Nicholas Embleton, membro do Conselho Consultivo da ONG Prematuridade.com, visa orientar profissionais de saúde para acolher e apoiar pais e familiares que passam pela perda de um dos bebês em uma gestação múltipla.
O Dr Nicholas e colaboradores, autores do Neonatal Butterlfy Project, criaram um documento com orientações aos profissionais, com objetivo de oferecer sugestões para ajudá-los a lidar com a situação.
As orientações foram desenvolvidas com o apoio de Stillbirths and Neonatal Death Charity (Sands) e da Fundação Multiple Births, e são endossadas pela Fundação Europeia para o Cuidado de Recém-Nascido (EFCNI), parceira da ONG Prematuridade.com. A tradução do guia para o Português do Brasil e as edições foram feitas e revisadas por dois neonatologistas renomados, que, com muita honra, fazem parte do nosso Conselho Científico: Dra Mariana González de Oliveira e Dr Guilherme Sant'Anna.
Sobre o projeto
Famílias que perderam um dos bebês em uma gestação gemelar enfrentam o difícil desafio de lidar com o luto, ao mesmo tempo em que sentem ansiedade sobre o prognóstico do bebê sobrevivente.
Pesquisas mostram que os profissionais de saúde muitas vezes sentem-se despreparados para dar apoio aos pais nessa situação. Em algum momento, a maioria dos funcionários que trabalha na área neonatal ou materno-infantil vai passar por uma situação em que precisará oferecer apoio a pais que perderam um dos bebês nascido de uma gravidez gemelar, mas muitos poucos terão recebido treinamento específico para esta situação. O assunto também é relevante para o pessoal que trabalha em maternidades e na atenção primária.
O guia destina-se a oferecer conselhos práticos para capacitar profissionais a dar apoio aos pais antes, durante e após o parto. As orientações são baseadas em um estudo qualitativo aprofundado, que explorou os pontos de vista de pais que passaram pelo processo de luto em uma gestação gemelar. Este estudo identificou uma série de comportamentos e ações positivas, que podem ser adotadas pela equipe e que os pais consideraram úteis:
- Reconhecer a gemelaridade: Os pais gostam quando a equipe reconhece que o bebê é um gemelar sobrevivente.
- Reconhecer a perda Os pais valorizam a oportunidade de conversar sobre essa perda.
- Oferecer apoio emocional A empatia da equipe é muito importante para pais que perdem um gemelar.
- Oferecer informações adequadas É importante que os pais tenham acesso a informações de forma continuada.
- Oferecer continuidade Os pais valorizam o fato de poderem continuar sendo acompanhados pelos profissionais que já conhecem.
- Oferecer memórias Os pais acham reconfortante guardar lembranças de ambos os bebês.
- Remanejar leitos com sensibilidade Pode ser muito difícil para pais que perderam um gemelar ficarem na mesma sala que outros gêmeos.
- Preparar os pais para a alta hospitalar Os pais consideram a alta do gemelar sobrevivente um momento difícil.
O termo “gemelar” é empregado de forma a uniformizar o texto, mas inclui trigemelares ou outros múltiplos.
Baixe o guia
Faça o download gratuito do guia completo em Português:
- Clique no botão verde, abaixo, "Baixar";
- Deixe seu Nome e Email;
- Clique em "Enviar";
- Pronto! O download do documento iniciará em uma nova janela do seu computador ou celular (não é enviado por email).