O Programa Bem Estar, da Rede Globo, apresentou nessa sexta-feira, dia 31 de janeiro, reportagens e discussões sobre prematuros. Abaixo segue um resumo e o link para acessar o conteúdo.
[caption id="attachment_11296" align="alignright" width="300" caption="Reprodução/Rede Globo"][/caption]
A reportagem mostra a história da prematurinha Isabela, que nasceu com 600 gramas e 26 semanas. Graças ao amor da mãe e a persistência dos médicos, ela se tornou uma adolescente cheia de personalidade e sem nenhum atraso. A mãe, médica pediatra, conta como foi difícil superar esse momento e sobre as alegrias que a filha trouxe com o seu desenvolvimento: "Vida normal, vida normal", diz ela.
O médico José Bento fala que o melhor, realmente, é evitar o parto prematuro, porque nem sempre o final poderá ser feliz como o a história relatada. Ele comenta sobre a população que tem mais chances de ter prematuros: gestação gemelar, a mulher que teve uma prematuridade anterior ou aquelas mulheres que ficam sangrando durante o primeiro trimestre, ou depois do segundo trimestre. O médico diz que a grávida precisa fazer uma avaliação do colo uterino e explica quais os procedimentos necessários. A seguir, ele afirma: "O melhor berçário que existe para o nenê é o útero, até o tempo certo de nascer".
Para terminar, o programa mostra a história de Ward Miles, que mostramos aqui no final do ano passado, na qual o pai fez um belo vídeo sobre os meses em que o prematurinho passou na UTI como forma de homenagear ele e sua mãe.