Notícias

Notícias

07.05.2013

Precisa-se de leite materno para prematuros de Campos, RJ


"Bebês internados na UTI Neonatal do Hospital Plantadores de Cana, no município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, estão sendo alimentados com leite em pó. Essa não é a alimentação indicada para o desenvolvimento dos recém nascidos e, pode atrapalhar na recuperação deles. A alimentação está sendo feita dessa forma porque o banco de leite materno do hospital está praticamente zerado, o volume doado não chega a quatro litros por dia, quando o ideal seria de 10 a 12 litros.

Segundo a unidade de saúde, nascem mil prematuros na cidade por ano, e os recém-nascidos precisam de reforço na alimentação. O banco de leite, que poderia abastecer todas as unidades de saúde do município, é insuficiente para o próprio hospital. Na UTI Neonatal, 28 bebês estão internados e precisam se alimentar do leite materno. Com o estoque do banco muito baixo, eles estão recebendo o leite em pó.

Algumas mães desejam ajudar, mas não sabem como deve ser o procedimento. Segundo Samira Salomão, coordenadora do banco de leite, todas as mães que estão amamentando, com produção de leite excedente e não é portadora de nenhuma doença infectocontagiosa, podem doar o leite. Se as mães não puderem doar diretamente no banco, elas podem fazer a coleta domiciliar, basta fazer a ordenha em casa, tomando cuidados com a higiene e armazenar o leite no freezer, por até dez dias.

O banco de leite de Campos dos Goytacazes fica localizado no Hospital Plantadores de Cana e funciona de segunda à quinta, das  07h às 18h e, às sextas-feiras, das 07h às 17h. Caso a doadora tenha alguma dúvida sobre o procedimento, o telefone para contato é o (22) 2737- 7431."

Fonte: G1.com.br

    Compartilhe esta notícia

    Histórias Reais

    Veja histórias por:

    Receba as novidades

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.