"Bebês internados na UTI Neonatal do Hospital Plantadores de Cana, no município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, estão sendo alimentados com leite em pó. Essa não é a alimentação indicada para o desenvolvimento dos recém nascidos e, pode atrapalhar na recuperação deles. A alimentação está sendo feita dessa forma porque o banco de leite materno do hospital está praticamente zerado, o volume doado não chega a quatro litros por dia, quando o ideal seria de 10 a 12 litros.
Segundo a unidade de saúde, nascem mil prematuros na cidade por ano, e os recém-nascidos precisam de reforço na alimentação. O banco de leite, que poderia abastecer todas as unidades de saúde do município, é insuficiente para o próprio hospital. Na UTI Neonatal, 28 bebês estão internados e precisam se alimentar do leite materno. Com o estoque do banco muito baixo, eles estão recebendo o leite em pó.
Algumas mães desejam ajudar, mas não sabem como deve ser o procedimento. Segundo Samira Salomão, coordenadora do banco de leite, todas as mães que estão amamentando, com produção de leite excedente e não é portadora de nenhuma doença infectocontagiosa, podem doar o leite. Se as mães não puderem doar diretamente no banco, elas podem fazer a coleta domiciliar, basta fazer a ordenha em casa, tomando cuidados com a higiene e armazenar o leite no freezer, por até dez dias.
O banco de leite de Campos dos Goytacazes fica localizado no Hospital Plantadores de Cana e funciona de segunda à quinta, das 07h às 18h e, às sextas-feiras, das 07h às 17h. Caso a doadora tenha alguma dúvida sobre o procedimento, o telefone para contato é o (22) 2737- 7431."
Fonte: G1.com.br