Notícias

Notícias

23.07.2011

Pesquisa sobre o desenvolvimento cognitivo do prematuro


"Nova Iorque - A exposição de um bebê prematuro à dor, ao oxigênio e ao meio externo podem prejudicar o seu cérebro imaturo.


Pesquisadores canadenses e americanos compararam mais de 300 crianças prematuras que nasceram com menos de 1500g com crianças a termo.


Segundo a pesquisa, em termos do que é chamado de vocabulário receptivo (onde são mostradas imagens de objetos e pede-se para a criança identificar a imagem correta para uma determinada palavra), com 16 anos é que os prematuros em geral se equipararam às crianças de termo.


"É incrível que, mesmo com áreas do cérebro afetadas, eles são capazes de compensar isso muito bem e fazem uso de seus pontos fortes", diz Taylor à Reuters."     De acordo com Gerry Taylor, profesor de Pediatria na Case Western e que não está envolvido no estudo, as crianças que nasceram prematuras apresentam melhor desempenho em alguns testes e pior em outros, porque o risco de danos cerebrais quando os bebês nascem antes do tempo é maior para algumas partes do cérebro e menor para os outras.


"Algumas áreas do cérebro toleram mais danos do que outras", diz Taylor à Reuters.


Os resultados desta última pesquisa "foram encorajadores, porque sempre focamos nos aspectos negativos" de se ter nascido prematuramente, diz a pesquisadora Thuy Mai Luu, pediatra e pesquisadora da Sainte-Justine University Health Center em Montreal.


A pesquisadora acrescenta que parte dos prematuros que participaram da pesquisa apresentavam performances de linguagem e resolução de problemas totalmente normais."





Fonte: http://www.parentdish.com/ (21/07/11)


    Compartilhe esta notícia

    Histórias Reais

    Veja histórias por:

    Receba as novidades

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.