Homenagem àqueles que, muitas vezes, são os primeiros a pegar nossos filhos no colo.
d Quando nasce um bebê, prematuro ou não, um das primeiras pessoas a acolhê-lo é o pediatra neonatologista que está presente na sala de parto. É ele quem vai garantir os primeiros cuidados e avaliar as condições de saúde do recém-nascido.
Pois então, a Neonatologia (neo = novo; nato = nascimento; logia = estudo) é o ramo da pediatria que cuida de bebês desde o nascimento até 28 dias de vida, quando estes deixam de ser chamados de recém-nascidos (ou neonatos) e passam a ser lactentes.
Em toda UTI Neonatal há um neonatologista de plantão. Seu prematurinho provavelmente tem (ou teve) também um médico assistente, que é aquele profissional considerado "responsável" pelo bebê internado e que troca informações continuamente com os plantonistas do hospital.
Muitos desses profissionais dedicam-se exclusivamente à neonatologia, ou seja: quando o bebê que eles acompanham sai da UTI (tem alta), ele é encaminhado para um pediatra. Porém, muitos neonatologistas também dedicam suas vidas ao consultório de pediatria e continuam acompanhando seus pacientinhos de UTI por toda infância (se você tem um pequeno internado na Neo, converse com seu médico e esclareça essa questão, para não ser pego de surpresa).
Tenho o privilégio de conhecer alguns (muitos!) dos melhores pediatras e neonatologistas de Porto Alegre (onde moro) e minha admiração, respeito e carinho por eles cresce a cada dia. Aliás, para quem é do Sul e precisa de indicações nas mais diversas áreas da Pediatria e Neonatologia, é só me escrever, ok?
Parabéns, queridos amigos! E obrigada por cuidarem do nosso bem mais precioso!