Ação contribuirá para aprimorar a qualidade das aulas práticas ministradas nos cursos de Medicina e Enfermagem da Fepecs
Setembro de 2023 - A ONG Prematuridade.com, em colaboração com a Fanem – multinacional brasileira pioneira na fabricação de equipamentos médicos e de laboratório para neonatologia – realizaram a doação de quatro equipamentos neonatais, sendo um berço aquecido, duas incubadoras (incluindo uma para transporte) e um aparelho de fototerapia, para Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde (Fepecs), com sede em Brasília, DF.
A ação contribuirá na recriação do ambiente de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), aprimorando a qualidade das aulas práticas ministradas aos acadêmicos de Enfermagem e de Medicina.
O espaço de simulação é um marco na história da Fepecs, sendo o primeiro de sua natureza na instituição. No local, será possível simular, com precisão, as circunstâncias da vida real, preparando de forma eficaz os profissionais de saúde que enfrentarão grandes desafios, como o atendimento a bebês prematuros.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil em crianças com menos de cinco anos. A entidade tem alertado para a “emergência silenciosa" relacionada aos nascimentos prematuros em todo o mundo. O Brasil ocupa, atualmente, a décima posição no ranking global de países com o maior número de nascidos prematuros.
A fundadora e diretora-executiva da Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com), Denise Suguitani, aponta a importância dessa ação para os futuros profissionais. “Essa doação conjunta é um investimento na melhora da qualidade do ensino desses futuros profissionais. Os equipamentos doados são ferramentas importantes na capacitação dos estudantes, pois permitem práticas mais próximas à realidade das UTIs Neonatais. E quem sai ganhando com isso também são os bebês e suas famílias, que poderão contar com profissionais ainda mais qualificados na assistência”, fala. “Isso está alinhado com nossa missão de garantir que todo prematuro que nasce no Brasil tenha acesso ao cuidado individualizado, humanizado e baseado em evidências ”, completa.
Além da doação, a ONG Prematuridade.com realiza parcerias em apoio às atividades de capacitação da assistência neonatal, para que mais pessoas estejam habilitadas nesse tipo de acolhimento. Uma das grandes responsáveis pela extensão da licença maternidade para as mães prematuros no país, a organização busca a prevenção dos partos prematuros evitáveis, além da equidade no acesso à saúde e justiça social para prematuros e suas famílias.
Simulação Realista - Para que o laboratório cumpra sua função de simular a realidade das UTIS neonatais com os equipamentos instalados, será feito treinamento de habilidades e atitudes para os estudantes. Ainda serão instaladas câmeras para gravação das aulas práticas e haverá bonecos para treinamento de situações de alta complexidade.
Ainda no laboratório, os estudantes serão capacitados sobre a adequada comunicação de notícias delicadas para as famílias, como um diagnóstico ruim, a piora no quadro de saúde do bebê e mesmo o óbito.
A inauguração do novo espaço neonatal está prevista para novembro, mês da prematuridade. Na ocasião, oficinas e palestras marcarão o apoio à campanha do Novembro Roxo, sensibilizando a comunidade acadêmica sobre causas e consequências do parto prematuro.