Na tarde do dia 25 de setembro de 2024 aconteceu a segunda parte da 33ª Reunião da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
No trecho da reunião destdinado à discutir uma nova imunoprofilaxia para doenças provocadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Denise Suguitani, diretora da ONG Prematuridade.com, apresentou dados sobre o impacto da infecção pelo VSR na saúde dos bebês prematuros, o impacto social e financeiro disso e a experiência das famílias de prematuros com esse vírus, em geral, situações muito difíceis e, por vezes, graves, levando ao óbito da criança.
O VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de 2 anos. Ele é a principal causa de internação e óbitos em crianças pequenas no Brasil. Em prematuros com menos de 1 ano, o risco de desenvolver bronquiolite como consequência do VSR é o dobro do que nos demais bebês e o risco de hospitalização por VSR em prematuros menores de 32 semanas é 16 vezes maior do que em bebês nascidos a termo.
Um novo medicamento de prevenção contra o VSR de dose única está disponível, o nirsevimabe. Queremos que todos os prematuros tenham acesso a essa profilaxia. Assim como queremos acesso ao afeto dos pais, às mais modernas e seguras tecnologias, terapias, vacinas e acompanhamento interprofissional.
Foi uma honra termos podido contribuir contribuir com esse momento decisivo para as crianças assistidas pela saúde suplementar no Brasil e esperamos que a tecnologia seja incorporada.
Agradecemos à Pryscila Torres, membro da Cosaúde, pelo apoio.