"Neste início de inverno, as doenças respiratórias já têm afetado muitas crianças. Entretanto, com algumas medidas simples, é possível evitar as enfermidades que se manifestam nesta época do ano, devido principalmente às baixas temperaturas, o tempo seco e ao aumento da poluição na cidade. É o que explica o médico Juang Horng Jyh, professor do curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).
Saúde!!! |
O profissional alerta que o uso de antibióticos é contraindicado, a menos que haja alguma complicação bacteriana. E esclarece: “Se no terceiro dia da doença, o quadro se mantiver ou agravar com persistência de febre, recusa de alimentação, aparecimento de vômitos, cansaço para respirar ou diminuição da urina, associados com estado apático e mole, é importante levar a criança imediatamente à consulta com pediatra”.
Já bebês precisam de cuidados especiais. “Os menores de dois anos de idade são mais suscetíveis a problemas respiratórios severos, pois suas defesas imunológicas ainda são fracas e a capacidade respiratória é baixa. Portanto, se tiverem febre ou aparentemente um simples resfriado, é preciso encaminhá-lo ao especialista com urgência”, ressalta o médico.
Nesta época do ano também é necessário ter precaução aos sintomas da bronquiolite, doença causada por vírus que acomete os brônquios e bronquíolos (pequenos canais dentro dos pulmões que conduzem o ar para as trocas de gases). A patologia pode acarretar inchaço na parede destes canais e gerar muitas secreções, o que causa grande dificuldade para respirar, com tosse, cansaço e chiadeira no peito.
Algumas dicas de prevenção:
- Não levar os filhos com resfriado ou em estado gripal para a escola ou creche, pois além do repouso necessário para a recuperação, evita-se que a criança transmita o vírus para todos os seus amigos;
- Evitar que pessoas com gripes ou resfriados fiquem em contato direto com os seus filhos pequenos, dentro de casa;
- Evitar sair de casa com bebês com menos de quatro meses de idade para lugares com aglomerações de pessoas;
- Manter a vacinação adequada e em dia;
- Fazer o aleitamento materno que, além de ser o alimento ideal para os bebês até o sexto mês de vida, transmite anticorpos da mãe que os protegerão de inúmeras doenças;
- Manter a casa (principalmente o quarto das crianças) arejado e limpo. É importante não ter nada que possa acumular pó, pois os ácaros (grande causador de alergias respiratórias) costumam se fixar em objetos como bichinhos de pelúcia, tapetes, cortinas, protetor de berço, mosquiteiro, almofadas, caixas de brinquedos, entre outros;
- Manter os animais de estimação no quintal;
- Não fumar e não permitir que fumem dentro da sua casa, pois a fumaça de cigarros irrita as vias respiratórias;
- Nesta época de clima mais seco, deve-se umidificar os ambientes nos quais o seu filho passa maior tempo, para amenizar possíveis irritações de pele e mucosas."
Fonte: http://semprematerna.uol.com.br/
Leia mais sobre:
"Como evitar que seu filho fique doente"
"Como agasalhar seu filho na medidas certa"