Notícias

Notícias

26.06.2025

ONG Prematuridade.com participa de nova iniciativa internacional da OMS sobre cuidado respeitoso aos bebês prematuros

A ONG Prematuridade.com teve a honra de participar, mais uma vez, de um importante marco internacional na luta contra o nascimento prematuro e pelos direitos dos bebês e das famílias. No dia 24 de junho de 2025, foi realizado o lançamento oficial dos artigos suplementares da iniciativa Born Too Soon, promovida pela iniciativa The Partnership for Maternal, Newborn & Child Health (PMNCH), da Organização Mundial da Saúde (OMS), da qual a ONG é membro, e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), entre outras instituições globais. O evento virtual contou com a presença de especialistas de todo o mundo, incluindo o diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom, e líderes como Dra. Joy Lawn e representantes de diversas organizações comprometidas com a saúde materna e neonatal.

Este lançamento marca a continuidade do movimento Born Too Soon, iniciado em 2012, que busca acelerar ações para prevenir o parto prematuro e melhorar o cuidado prestado aos recém-nascidos e suas famílias. Desta vez, a iniciativa ganha reforço com a publicação de dez artigos suplementares baseados em evidências e experiências concretas, com o objetivo de oferecer recomendações atualizadas, viáveis e centradas nos direitos das mulheres e dos bebês.

Entre os destaques dessa nova série está o artigo “Progress and Priorities for Respectful and Rights-Based Preterm Birth Care”, que aborda a importância de garantir que o cuidado prestado aos bebês prematuros seja baseado em direitos humanos, sensível às necessidades da família e realizado de forma ética, respeitosa e equitativa. Este documento foi elaborado por um grupo internacional de especialistas e defensores da causa, e tem entre seus autores Denise Suguitani, diretora executiva da ONG Prematuridade.com.

A participação da ONG na elaboração deste artigo reafirma seu compromisso, e o compromisso do Brasil, com a construção de políticas públicas globais, diretrizes e práticas que garantam cuidados centrados na família, respeitosos e de alta qualidade para os bebês nascidos antes do tempo ideal — um desafio global de saúde pública. O texto propõe avanços concretos e destaca a urgência de colocar as famílias no centro das decisões, promovendo equidade no acesso e qualidade nos serviços de saúde neonatal em todos os contextos.

A ONG Prematuridade.com já havia participado da elaboração da última versão do documento Born Too Soon, lançada em 2023, durante um importante evento internacional realizado na África do Sul, voltado à saúde materno-infantil. Essa atuação no cenário global é motivo de orgulho para toda a equipe e rede de voluntários da ONG, que trabalha incansavelmente para prevenir o parto prematuro e melhorar a realidade dos bebês prematuros no Brasil.

A live de lançamento dos artigos suplementares está disponível para acesso no canal oficial do PMNCH no YouTube aqui, e o conteúdo completo dos documentos já pode ser consultado online. A ONG seguirá acompanhando e divulgando as atualizações desta mobilização internacional, fortalecendo seu papel como voz ativa na defesa do cuidado neonatal humanizado e baseado em evidências.

Para acessar os artigos e materiais da campanha, visite: BMC Springer Nature.

Assista o webinar de lançamento dos artigos suplementares do Born Too Soon:

Compartilhe esta notícia

Histórias Reais

Veja histórias por:

Receba as novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.