O podcast “Pequenos Gigantes” produzido pela Mais Conteúdo do jornal "O Tempo", de Minas Gerais, aborda as jornadas, desafios e conquistas de bebês prematuros e suas famílias.
Em pleno Novembro Roxo, são 5 episódios preparados com muito carinho, que trazem pais e especialistas para falar do parto prematuro, que é a principal causa de mortalidade de crianças menores de 5 anos no mundo.
Ouça através dos links:
Episódio 1 - A cada 2 minutos, nasceum prematuro
No primeiro episódio do podcast “Pequenos Gigantes”, você vai conhecer a história de três crianças prematuras: Luan, Liz e Analice. Pelos relatos dos pais, vamos entender as angústias e as dificuldades de receber a notícia da prematuridade e de enfrentar essa jornada. Ouça aqui.
Episódio 2 - Prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil
Nem sempre é possível dizer qual a causa exata da prematuridade. Foram as condições de saúde da mãe? Foi algo que ela fez durante a gestação, como academia, alimentação ou força excessiva? É genético? Em uma conversa com especialistas e pais, neste segundo episódio do podcast “Pequeno Gigantes”, vamos explicar as causas da prematuridade e quais são as formas de prevenção do nascimento precoce. Ouça aqui.
Episódio 3 - Dramas, dores e esperança
Neste terceiro episódio do podcast “Pequeno Gigantes”, uma produção da mais conteúdo de O TEMPO, vamos escutar o relato dos familiares que acompanharam seus filhos prematuros durante a internação, o que eles viram e sentiram durante este período. Ouça aqui.
Episódio 4 - Sequelas e jornada pós-alta
Neste quarto episódio do Podcast “Pequeno Gigantes”, uma produção da mais conteúdo de O TEMPO, vamos entender o que aguarda os prematuros depois da saída do hospital, quais sequelas são mais comuns e os cuidados necessários. Ouça aqui.
Episódio 5 - O que diz a lei?
Neste quinto e último episódio do podcast “Pequeno Gigantes”, uma produção da mais conteúdo de O TEMPO, a pauta é a legislação. Vamos entender o que já temos e quais políticas públicas devem ser criadas para facilitar a vida das famílias de prematuros e como essas mudanças podem sensibilizar a sociedade sobre o tema. Ouça aqui.
Agradecemos à jornalista Queila e ao time de "O Tempo" pela sensbilidade e pelas lindas matérias.
Além dos podcasts, em agosto de 2024, as versões online e impressas do jornal deram destaque ao tema, confira aqui.