26 de Julho de 2025

Meu milagre

Eu me chamo Monique e, em 2020, recebi o diagnóstico de uma neoplasia de hipófise (tumor cerebral), o que me deixava com 2% de chances de uma gravidez. Realizei o tratamento e, após uma hemorragia intracraniana com perda da visão direita em 50%, fui encaminhada para cirurgia, que foi realizada em outubro de 2022. Para nossa total surpresa, no final de 2023 engravidei e descobrimos já entrando nas 12 semanas. Uma gestação acompanhada pelos meus médicos e transcorrendo tudo bem.

Quando chegamos às 28 semanas e 5 dias, numa consulta de pré-natal com ultrassom, descobrimos que a bebê estava em sofrimento fetal, não estava se desenvolvendo nem recebendo os nutrientes suficientes. Minha pressão em 12/8 era considerada alta, já que, após a cirurgia cerebral, se mantinha na casa dos 9. Então fomos internadas para um parto em dois dias, se assim fosse possível.

Em 14/07/2024, às 14h52, num domingo ensolarado, com 29 semanas, Flávia chegou com um choro forte. Olhamos rapidamente para ela e foi imediatamente levada para a UTI neonatal. Nasceu uma bebê com 35 cm e pesando 1.065 g, APGAR 8/9, forte apesar de pequena. Chegou a pesar 900 g, teve refluxo do prematuro, mesmo assim lutou bravamente e não perdeu peso. Tentava respirar sozinha, apesar de se cansar.

Mesmo para um bebê saudável, viver na UTI não é fácil devido às complicações e intercorrências, mas a nossa pequena foi superando cada dia com bravura e plenitude. Superou a anemia do prematuro, ganhou peso, superou a apneia, bradicardia, quedas na saturação, retinopatia do prematuro, refluxo, ficando 65 dias na UTI, e recebemos a tão sonhada alta em 17/09/2024.

Hoje, minha bebê supera as expectativas, desenvolvendo-se de acordo com o tempo que tem de nascida e não na idade corrigida. Completou seu 1º aninho e, com fé, continuamos nossa jornada contando o milagre que vivemos.

Responsabilidade do conteúdo por conta do autor, não reflete o posicionamento da ONG. Não nos responsabilizamos pela veracidade dos fatos.

Compartilhe esta história

Tem uma história de prematuridade para compartilhar?

Envie seu relato para gente e faça a diferença para quem precisa de palavras de força e esperança nesse momento.

envie sua história

Conheça outras histórias

Veja histórias por:

    Últimas Notícias

    Receba as novidades

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.

    Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.