Na tarde da segunda-feira, dia 4 de novembro, o mandato do deputado Mauro Rubem promoveu uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Goiás para discutir a prematuridade, em alusão ao Novembro Roxo, mês internacional de conscientização sobre o tema. Durante a abertura, Mauro destacou a importância de dar visibilidade ao assunto e reforçou seu compromisso com a saúde, uma de suas principais bandeiras.
Especialistas presentes alertaram para dados preocupantes: o Brasil está entre os países com maior índice de nascimentos prematuros, e a prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil.
A ONG Prematuridade.com marcou presença, representada pela voluntária Juliana Menezes, que abordou diversos aspectos importantes sobre o papel da sociedade civil organizada na melhoria do cenário da prematuridade no Estado. Um deles é o da busca por equidade na imunização dos prematuros, especialmente relacionada à vacina hexavalente acelular, que já é dispensada pelo SUS para prematuros que nascem antes de 33 semanas de gestação ou com menos de 1,5kg. Juliana é fonoaudióloga e trabalha com bebês prematuros.
Esteve presente também com uma fala muito potente, a Dra Lorena Diniz, alergista e imunologista, médica responsável pelo Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) de Goiás e mãe de 3 prematuros. Dra Lorena reforçou a importância da pauta da imunização, especialmente no contexto da prematuridade.
De acordo com a representante da Secretaria de Saúde, nascem cerca de 9 mil bebês prematuros por ano no Estado, o que representa uma taxa de prematuridade de 11%.
Agradecemos o apoio e a sensibildidade do Deputado Mauro Rubem. Também apoiaram o evento a Sociedade Goiana da Pediatria e a Socieade Goiana de Ginecologia e Obstetricia. Sigamos juntos na defesa de melhores condições e mais saúde para mães e bebês prematuros em Goiás.
Assista a reportagem da TV Assembleia GO sobre a audiência no YouTube: