O Governo abriu hoje uma consulta Consulta Pública sobre o acesso de bebês prematuros ao medicamento de alto custo, o imunobiológico Palivizumabe.
Atualmente, com exceção da Bahia, do Maranhão, do Paraná e do Distrito Federal, os Estados só liberam a profilaxia com esse medicamento para prematuros que nascem com menos de 29 semanas de idade gestacional (além de casos de cardiopatia congênita e doença pulmonar crônica). Além desses, os bebês com cardiopatias e brondisplásicos, também têm acesso ao medicamento pelo SUS nos dois primeiros anos de vida.
A consulta visa registrar a opinião pública quanto à ampliação dos critérios de aplicação do Palivizumabe pelo SUS, passando a incluir os prematuros que nascem com menos de 32 semanas.
Estudos demonstram que, da mesma forma que os bebês nascidos com menos de 29 semanas, os prematuros abaixo de 32 semanas são muito beneficiados pelo uso do medicamento, ficando protegidos de infecções pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
O VSR causa 80% dos casos de bronquiolite em crianças, e essa doença é extremamente perigosa para os prematuros, que nascem com a função pulmonar mais fragilizada.
Agora é a hora de mudarmos essa realidade e garantir que os pequenos com menos de 32 semanas também estejam protegidos.
Acesse o link https://www.gov.br/conitec/pt-br/assuntos/participacao-social/consultas-publicas/vigentes e faça parte dessa mudança!
Escolha a opção:
- "Eu acho que deve ser incorporado no SUS"
A consulta encerra dia 11 de setembro. Contamos com seu apoio!
Vale lembrar que medidas simples, como a higienização de mãos, o uso de máscaras faciais, manter ambientes arejados e evitar aglomerações também ajudam a prevenir a infecção pelo VSR.
Saiba tudo sobre VSR, bronquiolite no prematuro e como ter acesso ao Palivizumabe aqui.