A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) abriu uma consulta pública sobre a incorporação do Nirsevimabe pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para prevenção de infecções respiratórias de trato inferior em crianças prematuras e com comorbidades.
O Nirsevimabe é uma imunização passiva, um medicamento preventivo, de dose única, seguro e com evidências científicas robustas de eficácia, que protege os bebês contra infecções respiratórias causadas pelo nosso velho conhecido, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O VSR é o causador de 75% dos casos de bronquiolites e de 40% dos casos de pneumonia em crianças pequenas e, para os prematuros, a infecção pelo VSR pode ser potencialmente mais grave.
Por isso, queremos que todos os prematuros, sem restrição de idade gestacional ao nascimento, além de crianças com comorbidades, possam ter acesso a esse novo produto. Hoje, o imunizante disponível para prematuros que nascem com menos de 29 semanas, e, em alguns estados, os que nascem com antes de 32 semanas de gestação, recebem 5 doses mensais do medicamento Palivizumabe, durante os meses de maior circulação do VSR.
Façamos valer a nossa voz! Precisamos mostrar que vale muito mais a pena o Governo investir em prevenção, pois as internações por VSR sobrecarregam os sistemas de saúde e os cofres públicos, além, é claro, de todo impacto para a saúde dos bebês e para o emocional das famílias.
A consulta encerra dia 09/12.
Acesse https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sectics-n-96-2024-nirsevimabe e siga os seguintes passos:
- Faça o login no Gov.br
- Na Pergunta 18 marque a opção: "Eu acho que deve ser incorporado no SUS"
- A Questão 19 é "Comente sobre sua opinião" e aqui é importante que, caso os filhos de vocês tenham sofrido com bronquiolite e com o VSR, vocês deixem seus relatos do impacto dessa infecção para a saúde deles. Se você é profissional de saúde, deixe seu testemunho também.
Registre sua opinião e compartilhe com seus contatos. É rápido e você pode ajudar a mudar o destino de milhares de bebês prematuros!