Notícias

Notícias

21.08.2011

Campanha alerta sobre os riscos do nascimento prematuro


     "A organização mundial March of Dimes criou uma campanha para incentivar que as mães esperem pelo tempo adequado antes de fazer o parto. Segundo eles, permitir que os bebês se desenvolvam completamente, quando ele e a mãe estão bem, permite que os pequenos nasçam mais saudáveis e causem menos despesas médica.

http://www.leeabelphotography.com/pages/preemie.htm

     A campanha “Bebês saudáveis valem a espera” foi criada para alertar as mães sobre os riscos de nascimento prematuros em cesáreas, quando o bebê é retirado antes de completar 39 semanas de gestação.
     A gravidez é calculada a partir do primeiro dia da última menstruação da mulher, o que pode causar até duas semanas de diferença nos cálculos para a data do parto. Estudos mostram que mais de 36% dos partos acontece antes das 39 semanas, e muitos deles contribuem para o nascimento de bebês prematuramente, mesmo que alguns médicos e mães optem por realizar o parto nesta época da gestação.
     Mas, segundo o NY Times, a cada semana antes da 39ª, as chances de o bebê apresentar complicações respiratórias, icterícia, infecções, baixos níveis de açúcar no sangue, passar mais dias no hospital e até de falecer aumentam.
     Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos em 2008 mostrou que apenas 7,6% de 650 mães esperaram a gestação completar 39 semanas.
Ainda em desenvolvimento
     Mesmo que muitas pessoas acreditem que as últimas semanas só servem para o bebê ganhar peso, ele ainda não está completamente desenvolvido. Órgãos vitais, como o cérebro, pulmões e fígado, ainda estão se desenvolvendo, assim como a visão e audição.
     Mas este desenvolvimento dos pequenos varia, por isso que as mães que entraram em trabalho de parto naturalmente antes de completar 39 semanas não devem se preocupar. Quando o parto é natural, mesmo que a mulher não tenha completado 39 semanas, os riscos de problemas nos pulmões são menores.
     Para saber mais sobre a campanha da March of Dimes, acesse o site da organização (em inglês)."

Fonte: http://revistapaisefilhos.com.br/gravidez/chegou-a-hora/parto-a-termo

    Compartilhe esta notícia

    Histórias Reais

    Veja histórias por:

    Receba as novidades

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.