Uma alemã deu à luz uma bebê com apenas 21 semanas e cinco dias de gestação, igualando o recorde de nascimento mais prematuro do mundo, anunciou hoje uma clínica na cidade de Fulda, na Alemanha.
Quando nasceu, dia 07 de Novembro de 2010, Frieda pesava apenas 460 gramas. Cinco meses e meio depois, ela já pesa 3,5kg e teve alta na quarta-feira passada.
"Na literatura especializada existem registros de prematuros mais leves ao nascimento, alguns até com peso inferior a 300 gramas, mas não há nenhuma referência de um prematuro mais jovem que Frieda", afirmou a clínica. Há apenas o registo do caso de um bebê que nasceu com 21 semanas e cinco dias de gestação em Otawa, no Canadá, em 1987, exatamente como Frieda.
Com 15 semanas de gravidez, a mãe de Frieda foi a uma consulta de rotina e já apresentava contrações. Os médicos ainda conseguiram atrasar em 10 dias o nascimento da pequena.
Antes da 22ª semana de gravidez, os médicos neonatologistas consideram que não há nenhuma hipótese de sobrevivência por causa do baixo desenvolvimento dos pulmões, coração e cérebro. Já nos bebês muito prematuros (menos de 32 semanas), existe um risco significativo de sequelas psicomotoras e atraso na linguagem. Mas um médico que acompanhou o caso de Frieda disse à Agência France Presse (AFP) que, no momento, "não existe nenhum risco (de sequelas) e (a menina) deverá crescer como qualquer criança".
O jornal Bild revela na edição de 22 de Abril que a menina tinha um irmão gêmeo que morreu poucos dias após o nascimento.
Fonte: DN.pt (22/04/11)