O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas ao nível da fala e da linguagem assim como das alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiração, deglutição e voz. Neste contexto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não-verbal. Pode atuar em parceria com fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, neurologistas e psicólogos.
[caption id="attachment_13090" align="aligncenter" width="439"] Foto: Reprodução[/caption]
A Ana Luísa, recém-licenciada em "Terapia da Fala", como é chamada a fonoaudiologia em Portugal, seu país de origem, tem um blog sobre o assunto e algumas publicações específicas sobre a profissão e a relação com a prematuridade. Gentilmente, ela nos concedeu autorização para reproduzir aqui no site. Segue abaixo:
Sabia que o fonoaudiólogo tem um papel fundamental no trabalho com os pais e o bebê prematuro? Ele, junto com a restante equipe da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) tem como objetivo fazer os pais perceberem que ter um bebê prematuro nos braços não é um drama... é um MILAGRE! E estão todos lá para preparar, ajudar e ensinar os pais a cuidar daquele que é um ser especial.
A Ana Luísa e outras colegas do Instituto Superior de Saúde Alto Ave (ISAVE), Andreia Gomes, Isabel Vale, Rita Dias e Vanda Carneiro, fizeram um lindo vídeo sobre o assunto, que compartilhamos aqui:
Fonte: Eu e a Terapia da Fala