![](static/images/stories-page-entry-detail.png)
![](static/images/bulma/1by1.png)
03 de Janeiro de 2013
A história de Enzo e seu anjo da guarda, Clarissa
Impossível não se emocionar com essa história. Como não acreditar no poder do amor de irmãos?!? Obrigada, querida Letícia, pelo relato. Muita saúde pro Enzo e que 2013 seja um ano abençoado para a família de vocês, que agora conta com uma proteção divina mais do que especial! Um beijo grande!
"Olá!!
Engravidei pela primeira vez em 2011. Tenho Insuficiência Istmo Cervical, mas em 2011, até então, eu não sabia que tinha essa 'deficiência'. Peguei meu positivo e fiquei super feliz, no dia 1 de abril de 2011!
Em maio de 2011, descobri que eram GÊMEOS!! Tão grande foi a nossa alegria! Continuei fazendo Pré Natal e tal, tudo certo... Não tive nada de problemas, nem PA alta, nem engordei, nada ,nada.
E passaram 2 meses... Quando fechei 18 semanas, eu estava em casa dormindo e acordei com uma sensação de que minha cama estava molhada. Quando olhei, não podia crer: era sangue vivo. Entrei em desespero total! Só eu e minha mãe estávamos em casa. Imediatamente fomos pra o Hospital. Isso foi numa manhã de segunda-feira... Lá fiz US e disseram que estava tudo certo, mas internei e fiquei de repouso absoluto total.
Aí na quinta-feira de tarde eu já não sentia mais a barriga 'tremer'... Nesse mesmo dia foi me dito que eu talvez teria a possibilidade de fazer uma cerclagem de emergência, e que o médico que fazia o procedimento viria me avaliar na sexta-feira pela manhã. Eles me encheram de esperança.
Mas, na quinta-feira mesmo a minha família: mãe, marido, pai, irmão e cunhada, já sabiam o que ia acontecer... Eles haviam dito que não tinha mais como segurar, que os bebês estavam mortos e que iam induzir o aborto, porque não tinha como esperar...
Na sexta o médico veio. Fez exame de toque e deu a conclusão que todos sabiam, menos eu. Então eu chorei tanto que não gosto nem de lembrar. Me deram Ocitocina às 11:00 da manhã e as 15:05 abortei o primeiro... As 15:26, o segundo... Sofri muito e ainda dói, sempre vai doer...
Bom, passaram-se 3 meses, escolhi um outro médico: Dr. Moacir. Médico maravilhoso! Fiz CP, exames de tudo que é coisa antes de tudo e em Dezembro de 2011, de novo: GRÁVIDA! E o melhor, em janeiro fiz a 1° US, com 8 semanas e a surpresa: GÊMEOS de novo!!!
Mas aí desta vez eu já estava preparada para a cerclagem com o Dr. Moacir. Iria fazer quando completasse 13 semanas, depois da translucência nucal. Fui submetida a cerclagem em 14 de fevereiro de 2012. Deu tudo certo novamente!
Passaram os meses e descobri que era um casal, os nomes seriam ENZO & CLARISSA (homenagem a minha mãe CLARICE). Então, no dia 11 de maio de 2012, eu dormia e de repente... escorria líquido pelas pernas. Fomos para o hospital. Eu, minha mãe sempre minha companheira, e meu marido.
Isso foi no sábado de tarde. Internei de repouso pra ver o que ia dar. Mas às 22h eu comecei a entrar em trabalho de parto. Estava com 25 semanas!
Eis que estourou a bolsa do Enzo! Fui levada para a sala de parto e submetida a uma cesárea. O Enzo estava cefálico e a Clarissa transversal. Às 23h11 o Enzo nasceu, pesando 790 gramas! E logo após, às 23h16, a Clarissa, pesando 845 gramas. Foram levados com oxigênio imediatamente para a UTI Neonatal. Eu nem os conheci... só ví o Dr. Moa pegá-los com uma mão só...
Fui para a recuperação às 23h47 e fiquei lá até as 04h10 da manhã. Quando cheguei no quarto às 04h15, meu marido estava lá, com um rosto apavorado. Os médicos da UTI conversaram com ele sobre a situação gravíssima. Eu queria vê-los e não deixaram eu levantar da cama por 24 horas. Só no domingo que, aliás, era Dia das Mães, às 17h pude vê-los.
O Enzo era o número 04 e a Clarissa 07. As incubadoras estavam tão aquecidas que escorriam água. Me emocionei tanto!
Depois disso vocês, mães prematuras, já sabem né... Todo dia sem cessar na Neo. Pediam pra gente sair se estava lá dentro quando faziam algum procedimento com eles... E aí , era coração na mão...
Foram diagnosticados com sepse neonatal precoce com 5 dias de vida. Com fungos também. Tiveram Hemorragia Intra Craniana de grau II. E, até então eles estavam agüentando bem. Mas quando completaram 20 dias, as intercorrências triplicaram. O Enzo estava com enterocolite, os dois estavam com fungos, com a sepse, e leve hidrocefalia. E com os mesmos 20 dias a Clarissa teve Hemorragia Intra Craniana de grau 4. E, no mesmo dia, os rins foram parando... Teve convulsões, paradas cardíacas... E,com 21 dias após eles reanimarem ela por 2 vezes, ela se foi morar com DEUS...
Sofri muuuuuito, e sempre vou sofrer porque todos os dias ela está comigo. Ela é o anjo da guarda do Enzo. Minha filha linda e pura...
Após esse dia 02 de junho, o Enzo passou por situações extremas de intercorrência em cima de intercorrência... Quando completou 2 meses é que a situação foi mudando pra melhor. Teve um sopro que não fechava e não fechava, mas depois sumiu... Os fungos cessaram, a sepse cessou... Começou a ganhar peso e no dia 03 de julho de 2012, pesando 1.630 kg ele se extubou 'acidentalmente' e permaneceu no CPAP até dia 06 de julho, e depois pro O2 na incubadora.
Peguei ele pela primeira vez no colo no dia 04 de julho. INESQUECÍVEL PRA TODOS NÓS!! Foi o dia em que tiramos fotos com a equipe da Neo da tarde/noite. E, no dia 04 de Agosto, já sem O2, sem NADA, foi promovido para a sala intermediária, a porta de saída praticamente. Ficou por 4 dias e meio lá em observação e com roupas, só mamando!
Então no dia 08 de Agosto de 2012, numa quarta-feira de tarde, exatament às 16h09, tivemos a tão esperada ALTA. Peguei meu bebê e pude trazer para casa.
Ele pesava 2,830kg no dia da alta. E hoje sabem quanto ele pesa, com 5 meses praticamente??? 5,120 kg!!! Sem nenhuma sequela, graças a DEUS! 'Conversa', sorri, é super firme, dorme a noite toda, super ativo... Mas sim, nada foi fácil não!! Mas não existe VITÓRIA, se não houver a LUTA, a PERSISTÊNCIA!
Por isso, a cada sorriso que ele dá nós agradecemos a Deus. DEUS fez uma obra perfeita . Muito obrigado, SENHOR!
E vocês que estão passando pela mesma situação, eu digo: NUNCA DEIXEM DE ACREDITAR NA FORÇA QUE TEM SEU PREMATURINHO!!!
E lembrem SEMPRE: NADA FICA DO MESMO JEITO, A SITUAÇÃO VIRA RADICALMENTE E DE REPENTE VOCÊ ESTÁ COM SEU BEBÊ ABENÇOADO EM CASA, SÓ VENDO ELE CRESCER!!!
Desde já agradeço o espaço e... FORÇA, mamães e pais e famílias inteiras!
Beijos e fiquem com Deus!
Letícia, mãe do Enzo e da Clarissa.