Notícias

Notícias

14.01.2012

Vídeo | Prematuros do Tocantins são removidos para UTI Neonatal e passam bem





Fonte: G1.com.br

     Vocês devem ter acompanhado nos noticiários o drama vivido por essa duplinha de prematuros do Tocantins. Pois então, boas notícias: os dois conseguiram vaga em uma UTI Neonatal e já iniciaram alimentação por sonda (leite materno!!!). Vamos torcer para que tudo continue correndo bem para esses gurizinhos vitoriosos!
     "Os bebês gêmeos que nasceram prematuramente no Tocantins finalmente foram removidos para uma UTI neonatal da capital, Palmas. Mas o problema da falta de leitos em hospitais públicos no estado não foi resolvido.
     O alerta dos médicos era de que havia pouco tempo para salvar duas vidas. Enzo e Eduardo viajaram quase 200 quilômetros, de Guaraí para Palmas. A chance de sobrevivência dependia de vagas em uma UTI neonatal, que só surgiram na noite desta quinta-feira (12). E encerraram uma espera angustiada da mãe.
     “Você entrar lá e ver que seus filhos estão sendo bem tratados, bem cuidados e tendo tudo que eles precisam para sair daqui o mais rápido possível e bem, com saúde, não tem coisa melhor nessa vida”, diz Carla Souza Duarte.
    Na manhã desta sexta-feira (13), os bebês se alimentaram pela primeira vez desde que nasceram há três dias. Receberam leite materno com a ajuda de uma sonda.
     Exames detectaram que os gêmeos estão com quadro de infecção. Os dois já foram medicados com antibióticos. Os médicos também decidiram reforçar a alimentação.
     Durante a tarde, começou a nutrição injetada na veia. Mesmo assim, os bebês perderam peso. Mas os médicos estão otimistas.
     “Todo bebezinho quando nasce perde peso. Os prematuros mais ainda. Tanto por desidratação e acomodação. Depois vão ganhando peso gradativamente”, explica o diretor-técnico do hospital Fábio Morais.
     As vagas para os gêmeos foram abertas na UTI depois que a Secretaria Estadual de Saúde decidiu transferir duas crianças que estavam bem de saúde para uma unidade intermediária. Uma delas é Tiago, neto da lavradora Zenete.


    Tocantins continua com todos os leitos de UTI neonatal ocupados. Se algum recém-nascido precisar de cuidados especiais, terá que esperar, como aconteceu com Enzo e Eduardo.
     “Os leitos estão ocupados, mas com a central de regulação há uma determinação para que a gente consiga sempre os leitos necessários”, afirmou José Gastão de Almada Neder, secretário. executivo da Saúde de Tocantins."

     Assista ao vídeo da reportagem do Jornal Nacional:



 




Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/01/gemeos-prematuros-sao-removidos-para-uti-neonatal-e-passam-bem.html

    Compartilhe esta notícia

    Histórias Reais

    Veja histórias por:

    Receba as novidades

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.