Na manhã do dia 25 de junho, a Câmara Legislativa do Distrito Federal sediou o seminário "Prematuridade no DF", uma iniciativa do deputado distrital Eduardo Pedrosa, presidente das frentes parlamentares do Autismo, da Síndrome de Down e das Doenças Raras, em parceria com a ONG Prematuridade.com. O evento, realizado das 9h às 12h30, foi um importante espaço de articulação e diálogo sobre os desafios e os avanços na prevenção da prematuridade e no cuidado com bebês prematuros no Distrito Federal. Estiveram presentes cerca de 50 pessoas e mais de 335 participaram de forma remota.
A abertura do seminário foi marcada por um emocionante relato da Iarla Violatti, mãe de bebê prematuro extremo, que vivenciou a dor do luto. Sua fala tocou profundamente o público e trouxe a necessária dimensão da humanização para o debate, lembrando a todos que, além dos dados e políticas públicas, há famílias inteiras marcadas pela prematuridade.
O seminário contou com a participação de profissionais de saúde, representantes do setor público e de sociedades médicas. A psicóloga Denise Percílio, a fonoaudióloga Caroline Ribeiro e as terapeutas ocupacionais Caroline Alves e Hellen Délchova trouxeram suas experiências e expertise quanto aos principais aspectos nos cuidados interdisciplinares e humanizados ao bebê prematuro e sua família. Do Ministério da Saúde, esteve presente a Dra. Sonia Venâncio, Coordenadora da Coordenação Geral de Atenção à Saúde de Crianças, Adolescentes e Jovens (CGCRIAJ) do Ministério da Saúde e uma grande referências em atenção à saúde neonatal no país. O Sr Augusto Bravo, representando o gabinete do deputado Eduardo Pedrosa, falou sobre os impactos do nascimento prematuro para a saúde das crianças e como podemos melhorar a assistência de saúde a essa população. Representando a Secretaria de Saúde do DF, a Dra Priscila Domingues compartilhou dados e estratégias locais no cenário da prematuridade. A Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF) esteve muito bem representada pela Dra Luciana Monte, presidente da SPDF e pela nossa querida Dra Marta David Rocha - elas trouxeram contribuições valiosas sobre a realidade dos cuidados com o bebê prematuro nas redes de saúde do DF. O Dr Fernando Moreira, da Coordenação de Atenção Primária à Saúde do DF, falou sobre a relação da prematuridade com o autismo. E, Denise Suguitani, diretora da ONG, falou sobre o papel da sociedade civil organizada no contexto da prematuridade.
O deputado Eduardo Pedrosa reforçou em sua fala a importância de ampliar os espaços de debate sobre a prematuridade e se comprometeu a seguir apoiando ações e políticas públicas que priorizem o cuidado com os bebês nascidos antes do tempo e suas famílias. A deputada federal Paula Belmonte também participou do evento e lembrou da importância da lei de sua autoria, que garante a gratuidade no transporte público para pais e mães de bebês prematuros internados no DF – uma medida concreta que contribui significativamente para o acompanhamento desses bebês nas unidades de saúde.
Um dos temas centrais do seminário foi a imunização dos prematuros, com destaque para a incorporação do medicamento Nirsevimabe na rede pública do Distrito Federal. O Nirsevimabe é um medicamento imunobiológico, que protege bebês contra infecções respiratórias causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), O DF é um dos primeiros entes federativos a garantir, de forma universal e pelo SUS, a imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para todos os bebês prematuros, já nesse inverno, quando aumentam os casos de infecção. Esse é um marco que coloca o Distrito Federal como modelo para o restante do país em políticas de proteção e prevenção voltadas à primeira infância.
A ONG Prematuridade.com agradece imensamente ao deputado Eduardo Pedrosa e sua equipe pela sensibilidade e apoio em proporcionar esse espaço de diálogo qualificado. Debater a prematuridade, reunir especialistas e ouvir as vozes das famílias são passos fundamentais para avançarmos em políticas públicas que realmente façam a diferença na vida da população. O Distrito Federal tem mostrado que é possível liderar com empatia, ciência e compromisso.
O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara Distrital, assista: