Notícias

Notícias

24.07.2024

Saúde abre pesquisa pública voltada para cuidados com adolescentes e jovens

O Ministério da Saúde abriu, nesta quarta-feira (24), uma consulta pública para avaliação da minuta da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes e Jovens (PNAISAJ), que tem o objetivo de fortalecer as ações de cuidados e prevenção de agravos à saúde de adolescentes e jovens. A consulta estará disponível por dez dias no portal do “Participa + Brasil” e toda a população pode participar.

Para ampliar o acesso aos serviços de atenção primária à saúde do público-alvo, a PNAISAJ propõe cinco eixos e estratégias: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento; promoção da saúde sexual e saúde reprodutiva; atenção integral à saúde mental; prevenção de violências e acidentes; atenção à saúde de adolescentes e jovens com deficiência e populações vulnerabilizadas.

A coordenadora-geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde, Sonia Venâncio, ressaltou a importância da contribuição da sociedade no desenvolvimento das políticas públicas. “A pesquisa é uma etapa fundamental no processo de formulação da política nacional, pois será uma oportunidade para recebermos contribuições para aprimorar a proposta e responder efetivamente às expectativas da sociedade”, destacou.

Com a realização de oficinas para gestores, sociedade civil, especialistas, movimentos sociais e membros do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), o objetivo é construir a política de forma participativa.

Após o resultado da consulta pública, a Coordenação-Geral de Regimes Especiais, Autorizações e Julgamentos (CGCRIAJ) da Saps irá analisar as respostas junto à Câmara Técnica Assessora. Caso sejam aprovados, será elaborado um texto final e uma solicitação de pactuação na Comissão Intergestora Tripartite (CIT), com previsão de apresentação no mês de agosto.

Ana Freire

Fonte: Ministério da Saúde

Compartilhe esta notícia

Histórias Reais

Veja histórias por:

Receba as novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.