13 de Junho de 2013
Sara: a princesa de 32 semanas
"Minha primeira gestação foi tranqüila, Deus nos deu um lindo menino: o Lucas. Nasceu em 2011 de 40 semanas, saudável e lindo. Em 2012,o Lucas tinha completado 1 aninho há pouco tempo e descobrimos que eu estava grávida novamente, eis que Sara estava a caminho!
Foi uma novidade maravilhosa, pois nosso desejo era mesmo ter mais bebê. Tudo foi diferente, nas primeiras semanas eu sentia muito enjoo e mal-estar, foi difícil! Com 29 semanas, levantei pela manhã e senti um sangramento. Quando olhei, era pior do que eu imaginava, havia muito sangue. Logo chamei meu esposo e ele, tentando me acalmar, mandou eu sentar e me levou para o hospital. Chegando lá,foram feitos exames e eu fui diagnosticada com PLACENTA PRÉVIA, algo que eu nunca havia escutado falar.
A médica me explicou a gravidade do problema e disse que essa era a causa do sangramento, o que não era bom pra mim, nem para Sara. Fiquei internada por uma semana e recebi alta na condição de manter repouso ABSOLUTO. Ok, mantive. Mas mesmo mantendo repouso aconteciam alguns sangramentos. Meu médico disse que seria assim até o final da gravidez, mas assusta!
Quando eu estava com 32 semanas, aconteceu um sangramento muito forte e as contrações vieram juntas. Hospital, internação, no dia seguinte outro sangramento. Mesmo eu estando deitada, não teve jeito... Centro cirúrgico e cesariana de emergência, foi um susto! Lá fomos nós...
Ela nasceu e eu não ouvia seu choro. Depois de algum tempo, bem rapidinho, ela chorou e logo levaram-na para a UTI Neo. Só pude vê-la no dia seguinte, ela estava bem, porém estava no CPAP, tomando soro, remédios e teve que receber corticóide para amadurecer os pulmões. Foi difícil ver minha pequenina ali, sem poder fazer nada por ela. Vida de UTI não é nada fácil, quando achávamos que ela havia melhorado, foi descoberta uma infecção no braço. Passamos aos antibióticos, PIC... Ela sentia dor, não podia tocar no bracinho dela. A causa não foi descoberta, mas foi curada.
Após 1 mês e 11 dias, ela recebeu alta, pesando 2,895kg. Está linda e saudável, é esperta e uma guerreira. Tivemos força, porque ELA era a nossa força e Deus sempre esteve no controle. O meu alerta é para um assunto grave e muitas vezes desconhecido que pode levar à morte da mãe e do bebê: PLACENTA PRÉVIA! Peço que estudem sobre o assunto e se você for diagnosticada com isso e seu medico não der importância, fique atenta, porque é grave. Eu quase perdi minha vida e minha filha também. Hoje só tenho a agradecer pelo amor de Deus e tratamento que minha filha teve na PERINATAL (UTI Neo) de São Gonçalo/RJ.
Cada dia sempre foi uma conquista. UTI tem seus altos e baixos e hoje estamos felizes por contemplar o amor de Deus na vida de Sara, nascida em 29/12/12 às 09h20min, pesando 1,975kg. Prematura, sim, mas forte e guerreira!"
Mariana, mãe da Sara