"A prematuridade é um problema de saúde com consequências graves em nosso país. E como o Sistema Único de Saúde lida com essa situação? O tema está em debate neste videocast sobre Assistência aos prematuros no SUS. Participam desta edição Alessandro Chagas, assessor técnico do Conasems, Denise Leão Suguitani, diretora-executiva da ONG Prematuridade.com e Marco Aurélio Sáfadi, professor de Pediatria e Infectologia da Santa Casa de São Paulo. Eles conversam sobre as consequências da prematuridade como imaturidade biológica, deficiências nutricionais e cuidados extras, além da importância da assistência coordenada entre saúde pública e privada para dar apoio às mães.
Segundo Denise, qualquer mãe pode ter um parto prematuro mesmo sem fatores de risco, caso tenha uma infecção urinária, por exemplo, que é algo recorrente na gestação. Por isso, faz um alerta: “mesmo que a mãe esteja fazendo acompanhamento pré-natal, exames de rotina e consultas pode acontecer de ela entrar em trabalho de parto prematuro, então é importante que ela saiba onde buscar essa ajuda, ressalta a diretora da OnG Prematuridade.
Além da assistência, para aumentar as chances de um desenvolvimento saudável do bebê ainda no útero, é necessário que a gestante tenha acesso à vacinação, como explica Marco Aurélio neste Estação SUS: “a única estratégia possível de proteção nos primeiros meses de vida de um bebê é a imunização da mãe, porque ela constrói os anticorpos e passa, ainda dentro do útero, para o bebê.” Confira o Calendário de Vacinação do Prematuro discutido no programa clicando aqui.
Os especialistas também falam sobre os locais que realizam partos no Brasil. De acordo com Alessandro, o fato de os partos serem realizados atualmente em instituições de maior porte traz mais segurança à situação toda: “em relação a isso, nós evoluímos muito. Hoje em dia, os Hospitais de Pequeno Porte normalmente não fazem partos. O parto está referenciado na maioria dos lugares do país e isso é um ganho”.
O novo episódio do Estação SUS foi ao ar dia 18/12/2024, às 15h30, em Mais Conasems e no nosso canal no YouTube, acesse clicando aqui.
O Estação SUS é uma produção do CONASEMS para refletir e tirar dúvidas de gestores e técnicos da saúde sobre boas práticas no Sistema Único de Saúde. O videocast é conduzido pelos próprios integrantes técnicos do Conselho.
Estação SUS: o que faz parte do Sistema Único de Saúde, passa por aqui."
Fonte: Mais Conasems
Assista ao episódio na íntegra: