02 de Junho de 2014

Os preciosos prematuros Samuel e Sofia

“Olá! Demorou um pouquinho, mas aí está a nossa história.

samuelesofiacomlogo1

Meu nome é Elenice e o meu marido se chama Wander. Somos pais de dois prematuros: o Samuel e a Sofia, e adoramos ainda dizer que somos muito especiais, pois o Samuel é especial. Com 26 semanas, ele nasceu no dia 14 de dezembro de 2000, pesando 785 gramas. Não soubemos a medida na época, mas ele era muito pequeno. Cada dia que passava era uma tristeza ou uma vitória, e, às vezes, os dois. Foram três meses de idas e vindas da maternidade - unidade neonatal (UTI Neo).

Passamos por todas as etapas, desde a cesárea de urgência, porque tive pré-eclâmpsia e ele com sofrimento fetal, faltou-lhe oxigênio ainda no meu ventre, por isso, ele foi diagnosticado com paralisia cerebral, desde as demais etapas: tocá-lo somente com os dedos, já que ele estava intubado, a dieta que começou bem pequena e ficou assim por muito tempo, a micro cirurgia para achar veia, porque ele não tinha... O nosso olhar pela primeira vez foi mágico, mas o mais especial foi o dia da mamãe canguru. Acredita que ele sugou o meu seio? A enfermeira ficou louca, mas, infelizmente, ele não deu conta de continuar, ficava bem cansadinho. O primeiro banho, as trocas de fralda, as toucas e sapatinhos, as mamadas, os aparelhos disparados e meu coração também... e a notícia mais maravilhosa de todas: a alta.

Em casa foi uma noite longa. A todo instante eu olhava para ver se ele estava respirando. Ele venceu, foi vitorioso. Hoje, está com 13 anos e continuamos com um longo tratamento. Está na fase adolescente, fazendo e falando coisas que jamais imaginávamos que ele daria conta de fazer.

samuelesofiacomlogo2

Agora vamos falar da Sofia. Ela nasceu no dia 22 de fevereiro de 2009, em pleno carnaval, com 32 semanas. Tive novamente a pré-eclâmpsia, mas monitoramos bem a gestação e conseguimos evitar sequelas como as sofridas pelo Samuel. Ela pesava 1,520 kg e media 40 cm, não precisou ser intubada e, gracas a Deus, foi só o tempo de ganhar peso para ir para casa. Um dia cheguei lá e ela estava de lacinho no cabelo, foi lindo. Ela ficou um mês entre a unidade neonatal e o berçário. A alta foi mais uma vez uma de minhas bençãos.

samuelesofiacomlogo3

samuelesofiacomlogo4

samuelesofiacomlogo5

Sinto-me feliz e realizada. Não passei pelas etapas naturais da gravidez, do parto, do pós-parto e da amamentação, mas posso dizer que sou feliz porque tenho o Samuel e a Sofia, meus filhos, meu bem mais precioso, minha vida. Eles se amam e vão cuidar um do outro e isso é o mais importante. Obrigada!

samuelesofiacomlogo6

samuelesofiacomlogo7

samuelesofiacomlogo8

Quando puder, curta e ajude a divulgar Mova Necessidades Especiais, eles postam muitas coisas úteis e também o sucesso das nossas crianças especiais.”

Elenice, mãe do Samuel e da Sofia

Responsabilidade do conteúdo por conta do autor, não reflete o posicionamento da ONG. Não nos responsabilizamos pela veracidade dos fatos.

Compartilhe esta história

Tem uma história de prematuridade para compartilhar?

Envie seu relato para gente e faça a diferença para quem precisa de palavras de força e esperança nesse momento.

envie sua história

Conheça outras histórias

Veja histórias por:

    Últimas Notícias

    Receba as novidades

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.