Notícias

Releases

26.05.2022

ONG Prematuridade.com promove live com a Frente Parlamentar Mista da área

A ONG Prematuridade.com fez uma live, na tarde desta quinta-feira (11), com membros da bancada de deputados que compõem a Frente Parlamentar Mista da Prematuridade, na Câmara Federal. Durante a atividade, foi discutido o atual cenário da questão no país e quais são as ações que os órgãos institucionais estão aderindo.

A deputada federal Liziane Bayer foi a primeira palestrante da live, que abordou os avanços nos métodos de tratamento prematuro. Outra parlamentar participante, a deputada federal Marina Santos, ressaltou a importância da licença maternidade dos pais de prematuros e explanou sobre projeto de lei para aumentar para 60 dias a licença paternidade.

A deputada federal Carmen Zanotto, presidente da Frente Parlamentar, tratou sobre dois temas de suma importância para as crianças prematuras: a primeira pauta, foi sobre manter o
calendário vacinal em dia e o segundo tema foi a problemática da cesárea agendada, que é um fator de risco para o bebê nascer prematuro. Eduardo Barbosa, deputado federal, explanou sobre dificuldades neurológicas que crianças prematuras têm, além da escassez de UTI neonatal no Sistema Único de Saúde. O parlamentar Jerônimo Goergen deu continuidade à questão da UTI neonatal e sugeriu que os leitos de Covid-19 que estão sendo desativados agora, poderiam ser adaptados para os recém-nascidos prematuros.

Ao final, a deputada Carmen Zanotto sugeriu que os parlamentares presentes na live entregassem um ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com as demandas relacionadas
à prematuridade, ressaltando a má distribuição de leitos e a gravidade das cesarianas eletivas. Denise Suguitani, diretora executiva da Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com, foi a mediadora da live e concluiu a atividade enfatizando a importância de maior abordagem sobre o tema voltado ao parto prematuro para que as famílias entendam sobre o assunto e possam prevenir o problema.

Compartilhe esta notícia

Histórias Reais

Veja histórias por:

Receba as novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.