Notícias

Notícias

02.12.2022

ONG Prematuridade.com marca presença na programação do I Congresso Internacional de Neonatologia do DF (CINEO)

O I Congresso Internacional de Neonatologia do DF (CINEO) ocorreu nos dias 30/11, 01/12 e 02/12 de 2022, no Instituto Serzedêllo Correa (TCU) em Brasília e cumpriu seu objetivo de disseminar conteúdo para a formação dos profissionais voltados aos cuidados neonatais. O objetivo foi discutir o cuidado do recém-nascido em sua integralidade baseado nas melhores evidências, buscando inovações aliada a humanização e assistência integrada entre as equipes.

O evento foi promovido pelo Instituto de Pesquisas em Neonatologia Paulo Roberto Margotto (IPN-PRM), instituição criada por neonatologistas do Hospital Materno Infantil de Brasília — HMIB, a maior unidade neonatal do DF, voltada para capacitação científica de proifssionas da área da Neonatologia. 

A iniciativa reuniu participantes de todo país, dentre médicos (pediatras, neonatologistas, intensivistas pediátricos), enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiologia e profissionais em formação de curso relacionado à saúde em especial ao atendimento neonatal.

A programação do Congresso contou com conteúdos altamente relevantes e speakers de renome internacional como o Dr JT Wung (EUA), Dr Guilherme Sant'anna (Canadá), Dra Kathi Randall (EUA), Dr Pablo Sánchez (EUA), Dr. Gabriel Altit (Canadá), além de grandes referências nacionais como o Dr Alberto Zaconeta e o Dr Paulo Margotto, e alguns dos Conselheiros Científicos da ONG Dr Gabriel Variane, Dra Rita de Cássia Silveira, Dr Renato Procianoy e Dr Sérgio Marba.

A equipe da ONG Prematuridade.com esteve presente nos três dias de evento. No dia 30/11, organizamos e participamos da mesa redonda: "Setor Público e Terceiro Setor: lado a lado pelos prematuros", que contou com a fala do Dr Sérgio Marba, representando o Ministério da Saúde, a Deputada Federal Carmen Zanotto, que preside a Frente Parlamentar Mista da Prematuridade no Congresso Nacional e da diretora executiva da ONG, Denise Suguitani, mediados pela Aline Hennemann, vice-diretora da ONG.

A Liga Interdisciplinar da ONG teve 5 trabalhos científicos aprovados para exposição no evento no dia 01/12, sendo 2 deles escolhidos para apresentação oral, feita pela Gabrielle Sauini, fonoaudióloga e coordenadora acadêmico-científica da organização. Os temas dos trabalhos foram: 

"Suporte Individualizado às mães em UTI Neonatal antes da possibilidade de amamentar" (apresentação oral)

"Prevalência de prematuridade em indígenas brasileiros - dados do painel de monitoramento de nascidos vivos da Secretaria de Vigilância em Saúde" (apresentação oral)

"Grupo de Saúde Mental em Prematuridade: democratizando o acesso ao suporte psicológico especializado"

"Efeitos dos altos níveis de ruído em UTI Neonatal aos RN prematuros: revisão sistemática da literatura"

"Orientação sobre a manobra de Heimlich aos pais de recém-nascidos internados na UTI Neonatal de uma maternidade pública de São Paulo"

Para nossa alegria, nossos trabalhos foram escolhidos pela banca como 1o e 3o lugares, sendo vencedor o trabalho sobre a prevalência de prematuridade em indígenas brasileiros e o 3o lugar aquele sobre suporte às mães antes da possibilidade de amamentar. Que orgulho da equipe da nossa Liga, fizeram valer todo empenho e dedicação para envio dos trabalhos!

Já no dia 02/12 pela manhã, a Aline, juntamente à enfermeira Ana Paula Caramaschi e a psicóloga Luiza Machado, do Ministério da Saúde, e a terapeuta ocupacional Hellen Delchova, ministraram a oficina "Atenção integral ao recém-nascido prematuro". Em seguida, aconteveu a oficina de cuidados paliativos, com a Dra Patricia Bered e o Dr Neulânio Oliveira.

A ONG ainda contou com um espaço entre os expositores, local que reuniu diversos parceiros, amigos e voluntários da ONG durante os 3 dias de evento.

A Fanem, fabricante de equipamentos hospitalares, parceira da ONG, sorteou alguns produtos e o Eduardo Carvajal, voluntário da ONG no DF, ganhou um Baby Puff, item que será doado a um hospital público de Brasília.

Agradecemos imensamente pela oportunidade ao Dr Guilherme Sant'anna, à Dra Marta Rocha e ao Dr Paulo Margotto. 

Compartilhe esta história

Histórias Reais

Veja histórias por:

Receba as novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.