09 de Outubro de 2023
Milagre Luar
Dia 17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade, a Luar nasceu com 555g com 27 semanas de vida, minha pressão subiu muito e nada conseguia abaixa-la, vim a Belo Horizonte para um ultrassom e aqui fiquei, fui atendida no hospital do Ipsemg e diante de todo o meu medo fui imensamente abençoada por Deus, fui atendida por médicos que ficaram a noite toda ao meu lado, pensando em todos os meios de não interromper a gestação e abaixar a pressão, todas sem sucesso. Mais uma vez Deus cuidou de nós, nos permitiu um parto de urgência humanizado, com respeito, consideração e cuidados que eu já havia imaginado impossíveis.
Daí em diante começávamos uma nova batalha, um bebê tão pequeno e tão novo, na minha cabeça passavam as chances de sobreviver, sequelas, riscos, mas uma fé de que tudo daria certo se instalou dentro de mim, Deus já havia cuidado de tudo. No CTI, a Luar chegou muito melhor do que os médicos esperavam, mas devido a idade gestacional precisou ser intubada. Nesse meio tempo tivemos ao nosso lado anjos, que cuidaram da Luar, de mim e do papai. A frase que mais me marcou foi a de uma residente que me disse: vai ser uma montanha russa de emoções, vão ser dias alegres, dias tristes mas juntas vamos vencer cada um deles, e assim foi, a Luar enfrentou algumas batalhas, pneumonia, suspeita de sepse que foi descartada), displasia pulmonar, sangramento intra-craniano, algumas transfusões, mas com fé em Deus e a imensa competência de todos os profissionais do CTI pediátrico do Hospital do Ipsemg nós estamos vencendendo cada uma delas.
Hoje a Luar, nascida com 555g está com 2,920Kg, esperta, feliz, se desenvolvendo dentro do esperado. Nenhum de nós imagina passar por isso, a prematuridade não acontece por culpa dos pais ou da criança, ela pode ser prevenida, mas nem sempre evitada. É um momento de resiliência e ressignificaçao de tudo que sonhamos e idealizamos para uma gestação. Mas ver a força de vontade de viver de cada prematuro nos impulsiona e surpreende. Por aqui sou grata a Deus e a cada um que passou e passa em nossas vidas diariamente.
(Relato da mamãe Nathalia enviado em 2023)
(Foto Ilustrativa)