Notícias

Materiais informativos

01.09.2024

Manual Estimulação Precoce: Um Guia de Orientaçãoes Para Pais de Prematuros

Os pais podem ser protagonistas no estímulo do desenvolvimento do bebê prematuro.

Essa é uma das mensagens do “Manual estimulação precoce: um guia com orientações para pais de prematuros”, lança do em 2021. A obra, organizada pela dra. Rita de Cássia Silveira, membro do Conselho Científico da ONG Prematuridade.com e do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), apresenta orientações sistemáticas, baseadas no fortalecimento do vínculo e afeto da família com o bebê.

Através de atividades, brincadeiras e exercícios simples, o manual direciona os pais e cuidadores a serem proativos no estímulo das habilidades cognitivas e motoras, respeitando as etapas evolutivas da criança.

Lançado pela Editora Patuá e com suporte da Fundação Bill e Melinda Gates, o livro foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar e apresenta uma linguagem leiga e amigável para facilitar o compreendimento das famílias. A publicação busca integrar as atividades ao cotidiano do cuidado familiar, com o suporte de profissionais da saúde.

Com orientações divididas em dez consultas, que correspondem aos 18 meses após a alta hospitalar das crianças, os especialistas apresentam um programa de intervenção para ajudar a família a estimular adequadamente o bebê. Dra. Rita destaca que o engajamento dos pais e cuidadores nas atividades propicia grandes benefícios no desenvolvimento das habilidades comportamentais, motoras e nas emoções.

Nesse contexto, ela pontua que um dos desafios do pediatra é incentivar os pais e demonstrar que são exercícios cientificamente comprovados e que valem a pena serem feitos. “As instruções facilitam o dia a dia do pediatra nas consultas. Muitas vezes, falta um material de apoio para os pais. O manual dá ao pediatra condições de sistematizar as estimulações, estabelecendo uma parceria no cuidado. Uma colaboração do pediatra com a família do paciente, que é mais vulnerável a atrasos no neurodesenvolvimento”, explica.

Na publicação é apontado que as crianças que receberam os estímulos estabelecidos no protocolo demonstraram mudanças positivas em todos os aspectos avaliados – cognitivos, motores e de linguagem. O manual destaca ainda que, quanto mais cedo for exercida a rotina de estimulação pela família, maiores os benefícios. Outro ponto positivo observado é que a eficácia se manteve mesmo após o término das intervenções, com um efeito duradouro no neurodesenvolvimento dos bebês.

Autores do Manual:

Profª. Drª. Rita C. Silveira (Organizadora), Carolina Panceri, Deise Cristianetti, Graciela Froes, Lenir Cauduro, Lilia Farret Refosco, Marcia Sartor de Assis, Nadia Cristina Valentini, Rosanna Nejedlo, Rubia Fuentefria.

Clique no botão abaixo para fazer o download do "Manual Estimulação Precoce: Um Guia de Orientaçãoes Pra Pais de Prematuros".

Baixe aqui

Compartilhe esta notícia

Histórias Reais

Veja histórias por:

Receba as novidades

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.