21 de Agosto de 2013

João: 460g e uma força imensa

“O João nasceu no dia 2 de Dezembro de 2012, com 26 semanas e 6 dias, pesando 460g. Concluiu apenas 6 meses de gestação e o seu pequenino corpo, ao nascer, cabia perfeito na palma de uma mão. Mas a sua vontade de viver já era imensurável. A falta de alimento definiu a necessidade de uma cesariana, tendo sido um prematuro de extremo baixo peso, com restrição de crescimento, apesar do acompanhamento médico durante toda a gravidez (planejada 9 meses antes).

O João esteve internado no serviço de Neonatologia durante 86 dias, cuidado pelas mãos atentas e amorosas de todos os profissionais do serviço do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos. A eles agradecemos por todo o carinho e dedicação, pois só graças ao seu apoio foi possível que o João seguisse o seu caminho de recuperação e crescimento.

A probabilidade de sobrevivência, neste caso extremo, rondaria os 20%. Cada dia era uma batalha ganha, ao lado de tubos, máquinas, fios e paciência, muita paciência. Ainda assim, o João provava a cada dia a vontade que tinha em conquistar o mundo, libertando-se aos poucos de cada apoio artificial e deixando-nos cada vez mais descansados e confiantes. Nos primeiros dias de vida, como é normal em qualquer recém nascido, o João baixou de peso, tendo alcançado 410g de peso mínimo.

No 5º dia de vida, retirou sozinho o ventilador que lhe permitia respirar com apoio, mas manteve o apoio mecânico do CPAP até o 47º dia de internação. Sofreu uma infecção na 3ª semana de vida e precisou realizar 4 transfusões de sangue, deixando o apoio de oxigênio definitivamente no 73º dia de internação. Considerando a situação extrema do João, o seu quadro clínico teve sempre uma evolução positiva, contando ainda com a mais valia do leite materno e o efeito reconfortante da técnica do canguru. Foi um privilégio poder presenciar tamanha lição de vida e testemunhar a força da natureza humana, presente nestas crianças tão especiais para nós e para o mundo!

O João teve alta com 39 semanas, media orgulhosos 38cm e pesava 1720 gramas, cada uma delas ganha à custa de um fome insaciável e graças à sua força imensa de querer viver e ganhar o seu lugar no mundo. Este é o exemplo de vida que o João já pode dar e que queremos transmitir a todos os pais que passam por esta situação. Hoje, com 6 meses e 4,5kg, o João é um bebê bem disposto, muito tagarela e desperto para tudo o que o rodeia. Teve alta definitiva em oftalmologia, sem qualquer necessidade de intervenção, e foi já operado com sucesso de uma hérnia inguinal que tinha surgido no final da internação.

O João faz parte de um grupo muito especial de crianças que têm que batalhar muito cedo para exigir a sua presença nas nossas vidas. Mostram-nos a força mais poderosa que alguma vez conhecemos, a força do amor incondicional e da vontade de viver.”

Paula, mãe do João

Responsabilidade do conteúdo por conta do autor, não reflete o posicionamento da ONG. Não nos responsabilizamos pela veracidade dos fatos.

Compartilhe esta história

Tem uma história de prematuridade para compartilhar?

Envie seu relato para gente e faça a diferença para quem precisa de palavras de força e esperança nesse momento.

envie sua história

Conheça outras histórias

Veja histórias por:

    Últimas Notícias

    Receba as novidades

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.