14 de Junho de 2013

Izabella e Ulysses: o sonho da mamãe Carla

"O meu grande sonho de vida sempre foi ser mãe. Tive dificuldade em engravidar e resolvemos que um tratamento faria nosso sonho se tornar realidade. Depois de muitas tentativas, o nosso desejo estava atendido.

Engravidei de gêmeos e, desde o primeiro momento, sentia que teria um menino e uma menina. Na 16a semana foi confirmado, estava esperando um casal. Minha alegria transbordava e começamos a dar início aos preparativos para recebê-los. No dia 24/06/2004, estava de 24 semanas e comecei sentir um peso incomum na minha barriga. Consultei minha médica, que passou inibina e repouso . Na madrugada as dores aumentaram e, quando fui ao banheiro, estava sangrando. Fomos correndo ao hospital e, chegando lá, a obstetra plantonista alegou aborto, pois estava com 8 dedos de dilatação e nesse tempo eles não poderiam sobreviver.

Nosso desespero foi imediato e não acreditava que meu sonho estava sendo destruído com aquelas palavras. Eis que ligamos para nossos anjos, Dra Maria Cristina Lazar e Dr. Felipe Lazar que, de prontidão, foram ao hospital e decidiram fazer cerclagem para segurar os meus bebês. Ninguém da equipe de plantão acreditava que o procedimento daria certo mas, nesse dia, Deus guiou a mão do doutor fazendo com que a cerclagem fosse um sucesso. O risco de romper a bolsa era grande, mas nossos anjos estavam empenhados para que tudo desse certo.

Fiquei internada na posição trendelemburg por 30 dias, até que foi detectado que a bolsa da minha menina estava perdendo líquido e o parto teria que ser feito em alguns dias. Tomei injeções para preparar o pulmão dos bebês e, com 28 semanas em 28/07/2004, nasceram Izabella com 890g e Ulysses 1090g. Tão pequenos , tão frágeis, que nem consigo descrever.

A luta deles foi grande, o Ulysses foi entubado logo que chegou à UTI. A Izabella resistiu mais e foi entubada por apnéia um dia depois, mas o sistema imunológico deles era muito frágil e logo veio a infecção. O Ulysses ficou na montanha russa, um dia melhorava e no outro dia piorava. A Izabella foi mais difícil, pois a bactéria foi mais resistente e rara, que a levou ao isolamento e fez com que seu quadro ficasse cada dia mais grave. Me sentia tão impotente que me dediquei a ordenhar para, no mínimo, fornecer leite materno a eles. Consegui, eles eram alimentados através da sonda com o meu leite.

Em 2 meses o Ulysses teve alta, ficamos felizes mas deixamos um pedacinho nosso no Hospital. Em casa eu amamentava o Ulysses durante a noite e deixava meu leite para que minha mãe o alimentasse com a mamadeira. Ele foi um menino muito bonzinho e aceitava bem o revezamento entre a mamadeira e o peito. Durante o dia ficava no hospital com a Izabella, cujo quadro se agravou com a saída do irmão. Teve muita dificuldade para extubar, quando conseguiu ficou com o cateter nasal, então decidimos levá-la para casa em home -care. No dia da aprovação do home-care, foi detectada a hérnia inguinal e ela precisava passar pela cirurgia antes de irmos para casa.

Outra aflição. Ela tinha acabado de extubar e, com a anestesia geral, precisava entubar novamente. A probabilidade de termos dificuldade na extubação era grande, mas não havia outro jeito, precisávamos operá-la. Acreditem, ela saiu da sala de cirurgia extubada e sua recuperação foi muito rápida! Levamos ela em home-care para casa e ela ficou com oxigênio até os 7 meses de vida.

Enfim, hoje eles estão com 8 anos de idade, são bons alunos, ótimos filhos. Nosso sonho foi realizado com a ajuda de Deus, dos nossos anjos e da oração de todos os amigos e familiares."

Carla, mãe da Izabella e do Ulysses

Responsabilidade do conteúdo por conta do autor, não reflete o posicionamento da ONG. Não nos responsabilizamos pela veracidade dos fatos.

Compartilhe esta história

Tem uma história de prematuridade para compartilhar?

Envie seu relato para gente e faça a diferença para quem precisa de palavras de força e esperança nesse momento.

envie sua história

Conheça outras histórias

Veja histórias por:

    Últimas Notícias

    Receba as novidades

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.