A ONG Prematuridade.com, em parceria com a AstraZeneca, lança versão atualizada da Plataforma Proteger
Na página www.prematuridade.com/proteger, pais, familiares e profissionais de saúde encontram tudo sobre imunização do bebê prematuro: quais são, para que servem, sazonalidade dos vírus, onde e quando vacinar. Além disso, há um cadastro rápido para os pais, que passam a receber alertas de SMS mensais para lembrar sobre o calendário vacinal do bebê.
"É comum os pais esquecerem de levar seus bebês para se vacinarem, ou mesmo adiarem muito algumas doses, podendo prejudicar a saúde das crianças, especialmente do prematuro. Com a pandemia, a situação se agravou. Queremos ajudar esses pais a lembrar dessa atitude tão importante para a saúde dos seus filhos", afirma Denise Suguitani, diretora executiva da ONG.
No Brasil, nascem por ano 340 mil crianças prematuras que, por serem mais suscetíveis a doenças por causa do sistema imunológico imaturo, precisam de acompanhamento de uma equipe multiprofissional nos primeiros dois anos de vida. Atualmente, existem poucas plataformas digitais voltadas para a prematuridade, embora esses bebês requeiram cuidados especiais – medicamentos, terapias, vacinas e consultas com especialistas interdisciplinares.
As Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) emitem calendário de vacinações e imunizações para prematuros; entre as recomendações, a proteção contra o VSR (vírus sincicial respiratório), principal responsável por problemas respiratórios em bebês, incluindo bronquiolite. O VSR é um vírus de caráter sazonal, que circula no Brasil entre os meses de janeiro a julho aproximadamente, conforme a região geográfica.