Notícias

Notícias

22.05.2011

Prematuridade relacionada ao "xixi na cama"


     As crianças que sofrem de apneia do sono e fazem xixi na cama até tarde podem ter os seus problemas noturnos resolvidos com uma operação para retirar as amígdalas. É a conclusão de um estudo que acompanhou a evolução de 417 crianças com idades entre os 5 e os 18 anos.

     A apneia do sono é uma perturbação em que a respiração fica suspensa por breves períodos e que é comum em crianças com as adenóides ou as amígdalas muito grandes. Metade das crianças que sofriam deste problema e faziam xixi na cama deixaram de fazer depois de terem retirados as adenóides ou as amígdalas.


     Entre os que continuaram a molhar a cama, a probabilidade de terem sido prematuros, meninos, obesos, ou terem uma história familiar de "xixi na cama" era muito superior. A prematuridade foi o fator associado mais importante entre aqueles que continuaram a molhar a cama depois da cirurgia. 

     O autor do estudo, pediatra do Hospital Pedriátrico de Michigan, EUA, aconselha os pais de crianças que fazem xixi na cama a procurarem um otorrinolaringologista que possa avaliar a necessidade de cirurgia. É que esta pode mesmo ser uma forma de acabar com a cama molhada. No entanto, a relação entre as duas realidades ainda não está esclarecida. O que se sabe é que o problema pode ter múltiplas causas, e assim sendo nem todas as crianças encontrarão a resolução da mesma forma. As crianças avaliadas neste estudo tinham entre causas prováveis a apneia do sono.

Fonte: Adaptado de http://www.tvi24.iol.pt/criancas/saude-amigdalas/1254446-5539.html (19/05/11)

    Compartilhe esta notícia

    Histórias Reais

    Veja histórias por:

    Receba as novidades

    Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no universo da prematuridade.