Notícia original publicada em 10 de fevereiro de 2014.
Por Matthew Robinson
[caption id="attachment_11528" align="alignright" width="300" caption="Foto: Facebook"][/caption]
Um bebê saudável de 28 semanas veio ao mundo sábado à noite, dia 8, assim como um drama humano de partir o coração de uma família do hospital Victoria chegou tanto a um fim como a um começo.
Na segunda-feira à noite, Dylan Benson anunciou no Facebook o nascimento de seu filho Iver Cohen Benson, e disse adeus a sua esposa Robyn, 32 anos de idade, que foi declarada com morte cerebral aos cinco meses de gravidez.
"É com o coração pesado, mas também com extremo orgulho que estou postando essa atualização", escreveu Benson no Facebook.
"Iver é saudável e é a pessoa mais fofa e mais preciosa que eu já conheci. Como seria de esperar, ainda vai ser uma viagem atribulada para ele e eu pois ele continua a crescer sob os cuidados da equipe maravilhosa no hospital."
Mas, um dia após o nascimento de Iver, Robyn morreu.
"No domingo, tivemos que infelizmente dizer adeus à mulher mais forte e mais maravilhosa que eu já conheci. Sinto falta de Robyn mais do que as palavras podem explicar. Eu não poderia estar mais impressionado com a sua força, e eu sou tão sortudo por tê-la conhecido . Ela vai viver para sempre dentro de Iver, e no meu coração ", disse Benson.
Iver nasceu às 07h12min, pesando 970 gramas, e apresentando um pouco de cabelo cor de damasco.
"Eu nunca estive mais orgulhoso e poder segurá-lo ontem foi algo que eu nunca vou esquecer e algo que eu estou ansioso para fazer todos os dias", disse ele ao Victoria Times Colonist na segunda-feira.
"Ele está mostrando partes do cabelo vermelho de Robyn, o que não é surpresa. Mas eu acho que ele tem o meu nariz", disse Benson.
A alegria de Benson com o nascimento de seu filho logo foi combatida pela consciência estava perto do momento em que ele teria que dizer o seu último adeus à mulher que conheceu há 16 anos, quando ela ainda era um adolescente e os dois estavam embarcando em suas classe de 12 anos em escolas separadas.
"Eu não acho que eu tenho as palavras certas para descrever isso", disse o novo pai em uma entrevista de segunda a noite. "É o melhor e, definitivamente, a pior coisa que já aconteceu comigo em minha vida, ao mesmo tempo."
"Meu primeiro pensamento foi o quão incrível ele (Iver) olhou e ... Eu acho que é apenas uma enorme, enorme sensação de alívio que ele estava aqui e ele tinha feito isso, e depois, claro, a emoção de querer vê-lo, e também a mesma quantidade de medo, sabendo que eu teria que dizer adeus."
Benson disse que ele viu o seu filho cerca de uma hora após o nascimento.
Ele disse que ficou no hospital naquela noite, e no domingo de manhã visitou Robyn pela última vez. Então, mais tarde, naquela mesma tarde, Benson disse, ele segurou Iver pela primeira vez.
O sobe e desce, as fortes emoções não foram definitivamente algo que Benson esperava em sua vida, mas então algo deu errado no final de dezembro.
Benson escreveu anteriormente em seu blog que Robyn se queixou de uma dor de cabeça no dia 28 de dezembro. Ela lhe pediu para ir a uma farmácia e obter alguns analgésicos, escreveu ele, mas quando ele voltou para casa, Robyn estava inconsciente no chão do banheiro.
Ele ligou para a emergência, mas os paramédicos não puderam reanimá-la.
Os médicos descobriram um vazamento de sangue em seu cérebro que causou danos irreversíveis. Nada podia ser feito para salvar sua vida, mas, com ajuda de respiradores, os médicos esperavam que o seu corpo poderia aguentar o tempo suficiente para permitir que o seu bebê crescesse até ao momento em que eles poderiam realizar uma cesariana.
Revistas médicas acham que houve apenas 30 casos semelhantes no mundo.
A trágica história da família foi contada por agências de notícias ao redor do mundo, e em poucos minutos depois da mensagem de Benson ser publicada, amigos e estranhos compartilharam seus pensamentos em sua página no Facebook.
"Dylan, Parabéns para você. Você será um pai incrível. Desejamos-lhe toda a força que você precisa para enfrentar esse momento difícil. Depois que as coisas se acalmarem, nós gostaríamos de conhecê-lo", escreveu Shawna Dolynny.
Jamie Elvins escreveu: "Eu só queria enviar calorosos votos de amor o seu caminho. A história da sua família toca meu coração e desejo paz e amor para você e ao pequeno Iver".
Uma campanha de angariação de fundos on-line foi criado para ajudar Dylan e seu filho, com um objetivo de U$36.000. Pouco depois que Benson postou a foto de Iver na segunda-feira à noite, o site já havia levantado U$147,000 dólares.
Com arquivos de The Canadian Press e Victoria Times Colonist.
Fonte: Vancouver Sun