Novembro roxo é o mês de conscientização sobre o nascimento prematuro, ou seja, bebês que nascem com idade gestacional menor que 37 semanas. A condição é a principal causa de mortalidade infantil antes dos cinco anos de idade no mundo. Para sensibilizar famílias de pacientes e funcionários sobre o tema, a UTI Neonatal do Hospital Universitário de Canoas (HU) vai realizar palestras, oficinas e participar da V Caminhada da Prematuridade RS.
Os encontros, que vão abordar a importância do contato pele a pele dos recém-nascidos com os pais e dicas de cuidados, acontecem nos dias 7 e 11 deste mês, no quarto andar do Complexo de Saúde. Na próxima segunda-feira (7), às 11 horas, acontece a Oficina de Cuidados para as Mães, falando sobre troca de fraldas, higienização, entre outros pontos. No dia 11, às 16 horas, acontece mais uma atividade com a presença de profissionais da enfermagem, nutrição, psicologia e fonoaudiologia.
Referência na aplicação do Método Canguru, com tutores multiplicadores de conhecimento para o Estado, o HU também vai marcar presença na V Caminhada da Prematuridade RS. A atividade acontece no próximo dia 20 de novembro, no Parque Farroupilha de Porto Alegre, mais conhecido como Redenção. A organização é da ONG Prematuridade.com, única organização sem fins lucrativos dedicada, em âmbito nacional, à prevenção da prematuridade, à educação continuada para profissionais de saúde e à defesa de políticas públicas voltadas aos interesses das famílias de bebês prematuros.
“Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento” é o tema global do Dia Mundial da Prematuridade deste ano. Celebrado mundialmente no dia 17 de novembro, tendo a cor roxo como símbolo, o objetivo da data é alertar as famílias e toda sociedade sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-los e informar a respeito das consequências do nascimento antecipado para o bebê.
Saiba mais:
*O Brasil é o décimo país no ranking mundial de partos prematuros e em 2021, eles representaram 11,8% dos nascimentos, segundo informações da ONG Prematuridade.com.
*As crianças que nascem precocemente, além do risco alto de mortalidade, também podem ter outros problemas, como dificuldades no desenvolvimento digestivo, respiratório, de linguagem e do desenvolvimento global.
*A prematuridade pode ser influenciada por diversos fatores. Para prevenir, é importante um pré-natal eficiente.
*A prematuridade extrema ocorre quando o bebê nasce com menos de 28 semanas de gestação. Já a prematuridade tardia acontece entre 34 e 36 semanas e seis dias. Porém, sem um acompanhamento especializado, ambas as situações podem trazer consequências para a criança.
Fonte: Prefeitura de Canoas